Começo a semana com algumas reflexões sobre os rumos da educação na era dos "ITudo". Este foi um vídeo realizado pelos alunos de Biomedicina da UFRJ em 2011 na disciplina
Ativação e Função Celular, coordenada pelo Prof. Stevens Rehen, do ICB, UFRJ. O vídeo conta,
criativamente, como as células podem dividir descontroladamente,
característica do câncer. Acessem o link:
http://www.icb.ufrj.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=663&sid=427
Vendo este vídeo, eis que me pergunto:
Como devemos encarar o ato de aprender na era dos "ITudo" (IPhone, IPod, Nintendo 3 DS etc, etc.)? Meu sobrinho de 9 anos imagina uma estória, monta um cenário e filma com o IPhone da irmã, com os bonequinhos se mexendo e tudo mais. Fez isso no feriado da Páscoa e depois apresentou para a família toda. Ficou ótimo!!! Ser autodidata é a chave que abre todas as portas? A auto descoberta seria a chave para o verdadeiro aprendizado? Aprender seria um ato passivo ou ativo? O que estamos fazendo como professores/orientadores? Repetindo conhecimento ou sendo provocativos? Somos capazes de inspirar novos talentos criativos?
Boa semana a todos
Excelente escolhe de assunto Josiane. Parabéns pelo post.
ResponderExcluirEu acredito que, qualquer que seja a abordagem ou método de ensino, o principal papel do professor é e será o de agir como um facilitador do aprendizado, motivador dos alunos. Além disso, ele tem a responsabilidade de fazer com que os temas ou conteúdos sejam integrados, criticados, refletidos. Em outras palavras, um professor deve trazer algo maior que ultrapasse aquilo que os livros apresentam e que o aluno poderia compreender sozinho.