BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 15 de abril de 2012

Journal Club Iba: Lin28b como o regulador “master” das células tronco hematopoiéticas fetais

Células troncos hematopoiéticas (HSC – hematopoietic stem cell) podem ser diferenciadas em dois tipos: fetais e adultas. O sistema imune fetal é desenvolvido a partir das HSC do fígado, que é um local transiente na hematopoiese, enquanto as células imunes formadas na fase pós-natal e durante a fase adulta são provenientes das HSC da medula óssea. A partir dos progenitores linfóides fetais são geradas as células B que se localizam na zona marginal do baço, células B do tipo B1a, localizadas no peritônio, além das células T γδ (CD4+, Vγ1.1, Vδ6.3) e as células iNKT (célula T Natural Killer invariante). Esses linfócitos são chamados de linfócitos “innate-like” e localizam-se estrategicamente no corpo. Diferentemente, as células progenitoras linfóides adultas irão diferenciar-se em células B2 e Tαβ (linfócitos convencionais) e um pequeno grupo de células Tγδ. Essas preferências no desenvolvimento de cada tipo celular respondem às necessidades de cada fase: durante a fase fetal, as células do sistema imune respondem rapidamente a um número limitado de moléculas estranhas; durante a fase adulta, as células imunes apresentam um grau de especificidade aguçado, conseguindo assim, reconhecer uma diversa gama de patógenos.

Joan Yuan et al., 2012 (aqui) identificaram um regulador do desenvolvimento das células hematopoiéticas, o Lin28b. Essa proteína, bloqueia especificamente a família dos microRNAs let-7 que são responsáveis pela inibição da proliferação celular. O gene que codifica o Lin28b está expresso especificamente no fígado fetal e timo tanto em camundongos quanto humanos, contudo está ausente nas células da medula óssea adulta. Os miRNAs da família let-7, por sua vez, apresentam uma proporção inversa do Lin28b, ou seja, eles não são expressos na fase fetal, mas sim na adulta. Células da medula óssea modificadas para expressar Lin28b adquirem a capacidade de gerar linfopoiese tipo fetal.

Não está descrito se em transplante de medula óssea a partir de HSC adultas ocorre o desenvolvimento de células B da zona marginal e células B-1. Devido ao fato desses linfócitos “innate-like” fetais apresentarem rápida proliferação e serem mais eficientes contra alguns patógenos, a persuasão de células da medula óssea para adquirirem propriedades fetais poderia ser realizada para transformar na clínica uma resposta imunológica inata e adaptativa mais completa.

Post de Thaís Bertolini, Éverton Padilha e Luiz Gustavo Gardinassi

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: