BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 18 de dezembro de 2011

You AhR what you eat

Quem nunca ouviu da mãe “Tem que comer toda a verdura do prato!”, “Come todo o espinafre pra ficar forte!”, “Ou come todo o brócolis, ou não ganha sobremesa!”?


Desde crianças nós aprendemos que comer vegetais faz bem à saúde e muitas vezes os incluímos em nossas dietas sem sequer sabermos quais os verdadeiros benefícios trazidos pela ingestão desses alimentos. A esse respeito, esse ano, Li et al, na Cell, revelam que há uma estreita relação entre dieta e imunidade. A base molecular dessa relação estaria na ligação de compostos específicos, encontrados em altos níveis em vegetais como couve-flor, brócolis e couve, ao receptor AhR (aryl hidrocarbon receptor). Tal receptor é expresso na superfície de células Th17 e sua ativação por dioxina (um poluente ambiental presente em herbicidas) modula o número de células desse subtipo em modelos animais de doenças autoimunes. No entanto, pouco se sabe sobre a função fisiológica normal de AhR.

A fim de investigar quais seriam tais funções, a expressão dessa molécula foi quantificada em uma vasta gama de subtipos celulares. A conclusão foi que AhR é expresso em alto níveis em linfócitos intraepiteliais (IELs) da mucosa intestinal e da pele. Vejam a importância dessa achado. Os animais deficientes de AhR (AhR-/-) não tem IELs, embora suas células precursoras (de IELs) tenham plena capacidade de migração e proliferação em tais animais, e sejam encontradas na mucosa intestinal por um curto período de tempo. Assim, AhR está envolvido em uma via de sinalização intrínseca, responsável pela manutenção e integridade da função de IELs no epitélio intestinal.

Mas quais compostos ativam o receptor em questão em condições fisiológicas normais? Baseando- se em conhecimentos prévios, que AhR pode ser ativado por derivados de triptofanos específicos de plantas, camundongos foram submetidos a uma dieta ausente de compostos de origem vegetal. De modo notável, os animais submetidos à dieta reproduziram um fenótipo muito semelhante ao dos AhR-/-, incluindo declínio do número de IELs, aumento da quantidade de Bacteróides e danos no epitélio intestinal. Assim, foi possível confirmar que a ingestão de componentes derivados de vegetais atuam sobre AhR de modo a manter os IELs na mucosa intestinal, promovendo a integridade da resposta imune local.

Em conclusão, a dieta modula a resposta imune e, consequentemente, a susceptibilidade a determinadas doenças.

Questões: como a ativação de AhR leva à manutenção de IELs no epitélio intestinal? Há outros ligantes de AhR presentes em nossa dieta que não sejam de origem vegetal? Por que a resposta imune da mucosa intestinal depende de componentes da dieta para sua manutenção?

Bem, de qualquer forma, nossas mães tinham lá sua razão. Vá comer salada, menino!!!

Veja o comentário do artigo aqui.

Post de Marcela Davoli - Mestranda (IBA)

Comente com o Facebook :

2 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: