BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 24 de dezembro de 2011

Se Pós-graduando Escrevesse Diário, ia Começar Assim...

... “Que dia será que passarei num concurso?”, ah sim, porque passar eu vou, só não sei quando. Né? É, mais ou menos. Mas o massacre pior não é nem esse, o ruim mesmo é quando vem um camarada e te pergunta -“Qual a sua profissão?” -“hãn?” –“É, o que você faz da vida?” [pausa]. Que dor no coração pra você que saiu da graduação, emendou 2 anos de mestrado, mais uns 3 ou 4 de doutorado, está no segundo pós-doc... E aí?! [pausa]. Aí você tem algumas opções, pode dizer que é estudante, por exemplo, e ler os pensamentos da pessoa que te perguntou e agora está a olhar por cima dos óculos -“30 anos nas costas e...” você também pode dizer que está desempregado (piorou); e claro, pode falar que é biólogo, farmacêutico, biomédico ou afins. Ah claro, pode falar que é pesquisador, mestrando ou doutorando, pra ouvir alguém dizer “mas você não trabalha, só estuda?”. Essa pra mim é a pior. Dói, sabe? Como assim não trabalho? Eu não tenho emprego, não tenho como comprovar renda, mas trabalhar eu trabalho, oras. Trabalho de dia, de noite, madrugada, feriado, aniversário, fim de semana, e por aí vai. Um mês de férias? Vai esperando!! Ainda tem os que perguntam -“E o que você pesquisa?” Se você responder do jeito que você queria, eles não vão entender, se diminuir a complexidade vai parecer banal, e, pra ser bem sincera, numa hora dessas a paciência já está lááá, quer saber onde?! Pois é, lá mesmo.


Boas festas pra quem vai passar o fim de ano comemorando o estacionamento vazio! Rs.

Manuela Sales: IBA – FMRP - USP

Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Muito bom texto mesmo. Várias vezes enquanto lia eu lembrava dos momentos que passei..... Do jeitinho como tá escrito aí....

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom! Certamente, reflete o que passamos nos dias atuais, incluindo os "hãn?", [pausa] e tudo mais. O mais engraçado, pelo menos não para mim, é quando algum amigo ou parente fala..."Uai, você não tem carro nem casa... Chiquim que tem a sua idade e 'trabaia' comprou uma casinha estes dias....". Quá! Este o pior....

    ResponderExcluir
  3. Bom esse post da Manuela!! Mas já não a vejo a pelo menos uns 15 dias? Ué, será que ela está de férias?
    joao

    ResponderExcluir
  4. Manu,

    Um dos melhores posts da historia do SBlogI.

    Mas para questionamentos desse tipo a resposta que ouvi foi do Rodrigo Haddad, ao melhor estilo Tolerancia Zero: "Mas vc só estuda?" "Sim, eu só estudo e o governo ainda me paga pra isso."

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: