BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SBI Blog - Retrô 2011!!!


Fim de ano! 2012 às portas! Vale talvez uma breve restrospectiva.

De janeiro a dezembro de 2011 vários assuntos passaram por este blog. Tivemos de “posts” satirizando “Lady Gaga in a Bad Project” até discussões filosóficas sobre imunologia à luz da evolução. Assuntos delicados como plágio na Ciência e artigos retratados foram discutidos. Foi aberto espaço para o debate sobre malária, descobrimos que caspase-11 participa da ativação de um novo inflamassoma, que mitocôndrias surfam na crista da onda imune tendo importante papel na resposta inata e inflamação, falamos dos segredos dos adjuvantes de alúmen, tivemos notícias sobre o receptor da flagelina intracelular, questionamos a inteligência dos linfócitos, fofocamos sobre a infidelidade da ASC (coitado do inflamassoma!!) e  anunciamos que macrófagos produzem calor. Até os  exosomas e seu maravilhoso microscópico mundo mágico foi colocado sob debate.

Passeamos deliciosamente pela China e sua ciência sem fronteiras.

Demos adeus a grandes pesquisadores como o Prof. Lenzi (Fiocruz-RJ) e Dr. Jurg Tschopp.
Tivemos Nobel para contribuições importantes na imunologia - Ralph Steinman (in memorian), Beutler e Hoffman.  

O Brasil apareceu na capa da Nature Medicine (tomara que em 2012 o Brasil não esteja só na capa!!!).  E teve também o Immunofoz 2011 ......

Cantamos até parabéns para o NFK-beta pelos seus 25 anos!

Repetimos palavras de ordem tipo – Go South, Young Scientist (The Economist)..Vale a pena mesmo? Há quem diga que sim, há quem diga que não, há quem queira voltar (back to the north!!!).

Debates calorosos sobre o CNPq e seus critérios de avaliação de produtividade e fomento foram realizados. CNPq e a numerologia dos seus critérios de avaliação (há quem diga que a numerologia também é uma ciência!!!). Para onde vamos com a política científica atual? Mais vale 1 Nature  ou 20 artigos de impacto 2? Depende... No final quem vai ganhar a bolsa de produtividade?

Qual a sua contribuição para a Ciência ou quantos artigos você tem? Qual a pergunta certa?

Formamos repetidores de conhecimento ou inovadores? Formamos cientistas? Só cientista forma cientista.. Será?

Afinal muitos questionamentos foram feitos e a discussão sempre e válida!!!! Tomara que em 2012 possamos corrigir os erros de 2011 e gerar ideias e políticas cada vez mais acertadas, mais visionárias, que valorizem o conhecimento e a educação e que permitam o avanço rápido da Ciência no Brasil.

Termino esse texto dando adeus a 2011 e desejando a todos um feliz e produtivo 2012!!!

E só para terminar .. gente.. mas afinal.... Foxp3 é ou não expresso por macrófagos? Rssrr 

E para começarmos o ano "up to date" aí vai uma sugestão de leitura da Nature Immunology bastante interessante!! Neutrophil helpers!!! http://www.nature.com/ni/journal/vaop/ncurrent/full/ni.2194.html

FELIZ ANO NOVO!!!!!



Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. Alo Josiane, belo post. Boa retrospectiva, bem lembrada.
    Vamos melhorar muito no próximo ano. Ora se vamos.
    Abraço
    Joao

    ResponderExcluir
  2. Cara Josiane,
    Boa retrospectiva. Sempre bom relembrar o que fizemos, e não foi pouco no SBlogI.

    Só um pequeno comentário sobre o trecho:
    "Debates calorosos sobre o CNPq e seus critérios de avaliação de produtividade e fomento foram realizados. CNPq e a numerologia dos seus critérios de avaliação"
    Lembro que o "CNPq" não define os critérios. Quem faz isto são cientistas participantes dos comitês. Ou seja, a própria comunidade.
    Assim, no CNPq ou na CAPES não há fantasmas determinando regras. A comunidade tem que decidir o que é melhor para a ciência no Brasil.

    Grande abraço e ótimo 2012.

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto Josi!!! muito bom ver essa retrospectiva. Em 2011 o blog cresceu, temos contribuidores de várias regiões do Brasil, e também fora dele, escrevendo sobre os mais variados temas dentro da Imunologia. O público de leitores vem crescendo e tenho certeza que este número continuará aumentando em 2012!
    Muito legal o post!!!!!
    bjssss

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: