BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Propriedades antiinflamatórias da saliva de flebotomíneos

Apesar de quase dois meses atrasado, gostaria de dedicar algumas linhas aqui no blog ao trabalho publicado pelo grupo do Prof. Fernando Q. Cunha (FMRP/USP - Ribeirão Preto, SP), no The Journal of Immunology. O referido artigo mereceu a capa do periódico (figura abaixo), não somente pelas belíssimas fotos obtidas pela Dra. Vanessa Carregaro, mas também pela importância dos seus achados.




Os autores observaram que extratos de glândulas salivares, ricas em adenosina e 5'AMP, eram capazes de reduzir a lesão articular em modelo de artrite induzida por colágeno. Eles demonstram, por meio de experimentos elegantes, que a regressão no escore da doença está relacionado a atuação direta destes nucleosídeos em células dendríticas, consequentemente inibindo a ativação de linfócitos com padrão Th17 de resposta, diretamente relacionados a indução da patologia.

A leitura do artigo completo vale a pena. Segue a referência completa:


Mais uma vez, parabéns a todos envolvidos!

Comente com o Facebook :

7 comentários:

  1. Parabéns, Vanessa. Belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse artigo. parabens a todos envolvidos!

    ResponderExcluir
  3. Então, saliva de flebotomínios, e certamente de outros mosquitos, deve proteger de artrite reumatóide. Alguém já notou se as pessoas de zona endêmica tem menos AA? Ou outra doença autoimune??
    O baianos, incluindo o Roque e Amélia, devem ter alguma idéia a esse respeito.
    Joao

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante esse artigo!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Vanessa....estou muito orgulhosa por vc, pelo seu esforço e recompensa. Abraços enormes de quem torce demais por vc....wanessa

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: