BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 31 de dezembro de 2011

Dormir - um "boost" para a memória imunológica

Que dormir é essencial para o ser humano e faz bem para o corpo, para a mente e para a alma, todos nós sabemos. Mas que repousar serve como um adjuvante para a memória imunológica...Ah! Isso é novidade! Mas "peraê"... leia primeiro o post e deixe para cochilar depois!

Em um estudo envolvendo 27 indivíduos do sexo masculino, saudáveis, com idade média de 26 anos, pesquisadores alemães avaliaram a presença de células Th específicas e a presença de anticorpos após a vacinação contra vírus da hepatite A (HAV). O estudo foi conduzido de duas formas: em um grupo, as condições de sono após a vacinação eram normais e no outro grupo, os participantes ficavam acordados na primeira noite após a vacinação (assistindo o Programa do Jô, Altas Horas, Corujão, etc). E os resultados foram bem interessantes.

Durante o sono, principalmente na fase de atividade "slow-wave" (SWA), o corpo produz hormônios que são imuno-estimuladores - tais como hormônio do crescimento (GH) e prolactina - bem como imunossupressores (tais como o cortisol e catecolaminas). No estudo com a vacinação contra a hepatite A, foi encontrado um aumento na porcentagem de células Th específicas no grupo sono em relação ao grupo acordado, mesmo 1 ano após a primeira dose. Esse padrão de resposta foi pró-inflamatório, com produção de citocinas do tipo Th1, como IFN-γ e TNF. Quando avaliados Igs no soro dos indivíduos estudados, foi encontrado quantidades mais elevadas de IgG1 no grupo sono do que no grupo acordado. IgG2 e IgG4 permaneceram não alterados.

Este "boost" na resposta imune após vacinação e dormir se explica no fato que foram encontrados também, durante a fase "slow-wave" do sono, um aumento nas concentrações de GH e prolactina e uma diminuição em cortisol no grupo sono em comparação com o grupo que ficou acordado. Assim, a ação combinada de GH, prolactina e cortisol na formação da resposta imune específica para o virus da hepatite A é melhor descrita como um fator adjuvante, potencializando a resposta e a memória imunológica.

ZZZZZZZZZZZZ. Epa, acorda aê! Para os engraçadinhos, lembrem que esse "sonoboost" foi investigado apenas após uma estratégia de imunização/vacinação. Então, agora não é hora de descanso. É hora de acordar, de se mexer! Vamos lá que a imuno nos espera. Afinal, viva a imunologia!

Referências:

1) Lange, T., S. Dimitrov, T. Bollinger, S. Diekelmann, and J. Born. 2011. Sleep after vaccination boosts immunological memory. J Immunol 187:283-290

2) Lange, T., S. Dimitrov, and J. Born. 2010. Effects of sleep and circadian rhythm on the human immune system. Ann. N. Y. Acad. Sci. 1193: 48–59.

3) Dimitrov, S., T. Lange, H. L. Fehm, and J. Born. 2004. A regulatory role of prolactin, growth hormone, and corticosteroids for human T-cell production of cytokines. Brain Behav Immun 18:368-374.

Post por Giuliano Bonfá (FMRP-IBA)

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Realmente viva a Imunologia..... Espero um ano muito produtivo para todos nós!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Significa que não devemos tomar vacina antes do réveillon?

    ResponderExcluir
  3. Essa temática é muito interessante, vale a pena dizer que apagar as luzes também ajuda. Dormir na presença de luz não favorece o ambiente fisiológico do corpo que sustenta as respostas imunofisiológicas; então nada de deixar a luz do rádio relógio, do celular, da TV,do aparelho de som, DVD, computador acessas durante o sagrado sono. Nossos ancestrais dormiam com as galinhas e no escuro.

    Apague a luz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O coração também sente quando a noite é de pouco sono. Se a pessoa não dorme, o ritmo fica acelerado e há uma sobrecarga. Isso pode acontecer quando você tem problemas para dormir durante dias seguidos.Se foi inevitável dormir pouco, no dia seguinte tente fazer alguma atividade física logo ao acordar. E quem acha que vai repor o sono atrasado no fim de semana, dando aquela esticada no sono, está certo. consultas medicas online consultar medicos online medicos online doctores online psicologos online psiquiatras online chatear psicologos online preguntar con psicologos online consultas psicologia online consultar psicologos online abogados colombia online abogados online consultar abogados online abogados españa online medicos especialista online abogados mexico online dentistas online veterinarios online consultas online

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: