BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Biomateriais: Diminuição da adesão e ativação de neutrófilos e plaquetas em contato com polímeros de PVC contendo CD47


                          Fonte: Finley et al. Biomaterials, 2012.


Biocompatibilidade entre o sangue humano e biomateriais poliméricos utilizados durante procedimentos de circulação extra-corpórea como cirurgias cardiopulmonares e diálise renal é importante para evitar complicações após esses procedimentos, principalmente, aquelas relacionadas com ou aumento da atividade inflamatória.

Pesquisadores da Universidade da Pensilvania nos EUA vem estudando a utilização do CD47 acoplado a superficies poliméricas, como um possível agente anti-inflamatório. O CD47 é uma proteína de membrana envolvida com o aumento da concentração de cálcio intracelular, que ocorre após a adesão celular à matriz extracelular. A proteína é tambem um receptor para a trombospondina e desempenha um papel importante na transdução de sinais e fagocitose.

Em estudo recente publicado este mês na revista Biomaterials, Dr. Stanley J. Stachelek e seus colaboradores testaram a hipótese de que CD47 acoplado a polímeros de PVC pode reduzir a ativação de neutrófilos e plaquetas sob condições clínicas relevantes.

Para isso, eles acoplaram, por ligação covalente, CD47 recombinante a polímeros de PVC. Análises realizadas por microscopia de varredura mostraram uma adesão menor de plaquetas e neutrófilos à superfície contendo CD47 em comparação aquela que não possuía o marcador acoplado. A avaliação da expressão de CD62 em plaquetas e neutrófilos não mostrou diferenças entre a exposição do sangue ao PVC modificado com CD47 em comparação à expressão encontrada no sangue fresco. Por outro lado, aumento significativo da expressão desses marcadores foi encontrado nos polímeros não modificados. Os resultados demonstram que modificações em superfícies de biomateriais que entrarão em contato com sangue podem ser clinicamente benéficas para prevenir a ativação in vivo de plaquetas e neutrófilos.


Referências:

- Finley MJ, Rauova L, Alferiev IS, Weisel JW, Levy RJ, Stachelek SJ. Diminished adhesion and activation of platelets and neutrophils with CD47 functionalized blood contacting surfaces. Biomaterials. 2012 May 19.

- Stachelek SJ, Finley MJ, Alferiev IS, Wang F, Tsai RK, Eckells EC, et al. The effect of CD47 modified polymer surfaces on inflammatory cell attachment and activation. Biomaterials 2011;32:4317e26.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. que interessante isso! está aí uma situação onde é possível unir pesquisa básica e pesquisa aplicada em um experimento 'simples' e com grande potencial de aplicação.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: