BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 18 de junho de 2013

WorldLeish5-Porto de Galinhas, Pernambuco, Brazil 13 to 17 May 2013

Entre os dias 13 e17 de maio estivemos reunidos em Porto de Galinhas discutindo Leishmanias e leishmanioses. O número de participantes superou qualquer expectativa e cerca de 2500 pessoas estiverem reunidas, em torno de temas importantes como biologia celular, biologia de vetores, novas estratégias em vacinas, clínica da leishmaniose visceral, epidemiologia, imunologia experimental, genética, taxonomia e evolução, quimioterapia, adjuvantes e antígeno e vários outros temas. Além disso, os organizadores montaram alguns debates como o”Is Lesihmania cell death programmed or incidental?, onde Marcelo Barcinski e J. Motram mostraram resultados sobre apoptose e autofagia, extremamente interessantes e importantes na área de drogas e entendimento de mecanismos de invasão dos parasitas. Davis Sacks mostrou dados interessantes sobre a possibilidade de “sexo” na multiplicação das leishmanias no vetor e Steve Beverley  mostrou alguns dados recentes de genômica dos parasitas.
Enfim, foi um congresso bastante amplo com possibilidade de encontrar pesquisadores de diferentes áreas, mas, devido ao programa extenso, o tempo para conversas e trocas de opiniões ou mesmo colaborações foi um pouco apertado. Vale a dica para os próximos organizadores, que parece será na Espanha, muy bueno!!!
E para terminar este post um parabéns super especial para Djalma, Dario e todos os colaboradores pelo belíssimo trabalho publicado no Nature Medicine
Inflammasome-derived IL-1β production induces nitric oxide-mediated resistance to Leishmania.
[more]
1] Departmento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogêncios, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. [2] Departmento de Bioquímica e Imunologia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil.
Nature medicine (impact factor: 27.14). 06/2013; DOI:10.1038/nm.3221


Que venham outros! 

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: