BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 29 de junho de 2013

Novas funções de proteínas (ASC e HSP60) no controle de doenças inflamatórias


Após a defesa de tese de doutorado dos alunos Grace Kelly e Fabrício Fernandes, do Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada – FMRP, vem `a tona novas funções de  ASC e de HSP60.
Ontem, Grace Kelly, mais conhecida como Trenzão ou Trenzom, autora das melhores fábulas sobre Imunologia (http://blogdasbi.blogspot.com.br/2012/08/conferencia-de-nlrs.html e http://blogdasbi.blogspot.com.br/2011/05/festa-imunologica.html), a rainha do Inflamassoma do Prédio Central da FMRP, defendeu!!! E nós, colegas do Laboratório de Imunoparasitologia, achamos digno que mais uma das grandes conquistas dessa “sacerdotisa” da Imunologia fosse compartilhada com os leitores do Blog.
A tese intitulada “Inflamassoma de ASC é essencial para a resistência à infecção experimental por Trypanosoma cruzi”, desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. João Santana e co-orientação do Prof. Dr. Dario Zamboni, foi defendida de maneira brilhante pelo Trenzão. O trabalho demonstra que T. cruzi induz a ativação de caspase-1 e secreção de IL-1beta de maneira totalmente dependente de ASC e parcialmente dependente de NLRP3, e que esse processo tem um papel crítico para a proteção do hospedeiro contra o T. cruzi.
Estavam na banca a Dra. Marcela Lopes (UFRJ), o Dr. João Santana da Silva (FMRP-USP), a Dra. Isabel Miranda (FMRP-USP), a Dra Vânia Bonato (FMRP-USP) e o Dr. Aristóbolo Mendes (UFMG), que não ficou pra foto porque senão perderia o voo.

Posam para a foto, da esquerda para direita, a Dra. Marcela Lopes (UFRJ), o Dr. João Santana da Silva (FMRP-USP), a agora Dra. Grace Kelly da Silva, a Dra. Isabel Miranda (FMRP-USP) e a Dra. Vânia Bonato (FMRP-USP)


A comunidade da Imunologia Básica e Aplicada (IBA) também parabeniza o agora doutor Fabrício Freitas Fernandes pela brilhante defesa da tese “HSP60 recombinante de Paracoccidioides brasiliensis reverte a proteção induzida por adjuvante na paracoccidioidomicose experimental” desenvolvida sob orientação do Prof. Dr. Ademilson Panunto Castelo.




Parabéns aos mais novos doutores!!!


Post de Manuela Sales e Marcela Davoli, Laboratório de Imunoparasitologia. IBA FMRP-USP



Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. Concordo em parabenizar os colegas, porém acho que algumas das publicações no blog estão seriamente fora de contexto. Este texto não trouxe uma novidade sequer para a comunidade do blog. Não creio que seja de interesse geral o trabalho de tese simplificado em "2 linhas". Ainda mais com um título "Novas funções de proteínas (ASC e HSP60) no controle de doenças inflamatórias". Se todos publicarmos textos semelhantes, o blog ficará cheio de parabenizações a defesas e nenhum conteúdo científico. Apenas uma opinião... e só posto como anônimo para não ser julgado por superiores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.

      Seria melhor ter postado somente o objetivo e a descrição do estudo das defesas sem torná-lo um texto de mídia social.

      Entendo que a Manuela e a Marcela tenham suas afinidades com a "Trenzão", mas o blog é criado voltado a divulgação científica. Se ficar no "quase" divulgação ou no informalismo, perdemos o foco e a credibilidade.

      Excluir
  2. Parabéns Grace kelly, a nova doutora da USP!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito válida as postagens sobre defesas na área, além de servir como incentivo a todos (pós-graduandos ou não da FMRP-USP) cientistas. Analisando os comentários anteriores eu sugiro que nas próximas publicações deste tipo seja adicionado o resumo da tese/dissertação, assim o post não ficaria "simplificado em "2 linhas"".

    Karina Alves de Toledo
    Docente da UNESP-Assis

    ResponderExcluir
  4. Prezados leitores, desculpem-nos se o post não agradou. A intenção foi realmente parabenizar a Grace Kelly, que é uma participante ativa do Blog e que nem todos a conheciam.
    Não temos autorização para adicionar os dados das teses em virtude de ainda não estarem publicados, espero que compreendam.
    Abç.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: