BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 25 de junho de 2013

IL-20RB como potencial alvo no tratamento de infecções cutâneas por MRSA



IL-19, IL-20, IL-22, IL-24 e IL-26 conformam a subfamília de citocinas IL-20, um subconjunto da superfamília de IL-10, que também inclui a IL-10, IL-28 e IL -29. IL-19, IL-20 e IL-24, sinalizam todas através do receptor de IL-20 de tipo I (IL-20R), um receptor hetero-dimérico composto das cadeias α e β de IL-20R (IL-20RA e IL-20RB, respectivamente). IL-20 e IL-24 também podem sinalizar através do receptor de IL-20 de tipo II, um hetero-dímero composto da união do IL-20RB e a subunidade α 1 do receptor de IL-22, (IL-22RA1).

Estes complexos de receptores contendo IL-20RB são expressos principalmente em células epiteliais e ativam o fator de transcrição de STAT3, levando à ativação de um programa que restaura a homeostase do tecido, melhorando a remodelação, à cicatrização de feridas e à secreção de peptídeos antimicrobianos de um modo semelhante às ações de IL-22. Ao contrário da IL-22, que é secretada principalmente por linfócitos, IL-19, IL-20 e IL-24 são produzidas principalmente pelas células mielóides e células epiteliais.

O trabalho que vou comentar será publicado na Nature Immunology pelo grupo de pesquisadores liderado por Sandip K Datta, do NIAID, e mostra que a deficiência de IL-20R leva a diminuição da infecção cutânea por MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina). Ao contrario, a administração de IL-20R recombinante leva ao aumento da infecção. Entretanto, a adição concomitante de IL-1b recombinante reverte este incremento da infecção. Isso acontece devido a que a sinalização por Il-20R leva a uma diminuição da resposta a MRSA mediada por IL-17 junto com diminuição da transcrição de IL-1 β.

Para finalizar, os autores mostraram que o IL-20R é induzido após a infecção por MRSA em queratinócitos humanos, e que, no modelo murino, o tratamento com anticorpos bloqueadores de IL-20RB leva à diminuição do tamanho das lesões. (Figura)



Este trabalho poderia ter um impacto muito importante no tratamento de infecções cutâneas causadas por esta bactéria, que é bastante comum e de difícil manejo com antibióticos.

Link para o artigo completo aqui.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: