BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Metabolismo lipídico e inflamação: um caso de amor eterno!


Nos últimos anos, consideráveis avanços tem sido realizados na tentativa de se entender melhor a complexa relação entre o metabolismo lipídico e a inflamação, e como eles contribuem para o estabelecimento de doenças metabólicas. O que está cada vez mais certo, é que o metabolismo lipídico e a inflamação estão íntimamente relacionados, e são regulados por vias que se sobrepôe e regulam a si próprios.

Recentes estudos tem esclarecido os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no impacto que a inflamação tem sobre o metabolismo lipídico. A Cell Metabolism (2 May, volume 15, issue 5, 2012) trouxe um número especial sobre este interessante assunto. Sabe-se que a inflamação e a sinalização lipídica estão conectadas e modulam a homeostasia e imunidade. Fosfolipídeos, eicosanóides, e muitos outros lipídeos atuam modulando positivamente ou negativamente as respostas inflamatórias. Mas um dos pontos bacanas abordados no artigo de Glass & Olesfsky da Universidade da Califórnia em La Jolla, é como mediadores inflamatórios, como por exemplo o LPS e a citocina TNF-a, tem a capacidade de estimular a lipólise no tecido adiposo através da regulação indireta da ATGL (adipose triglyceride lipase). Ainda temos que entender muitos aspectos da relação entre a inflamação e o metabolismo lipídico, como as funções exercidas pelos SREBPs, LXRs e os PPARs e como eles podem ser utilizados como potenciais alvos de intervenção terapêutica no tratamento de doenças metabólicas como a resistência à insulina. 

Impacto da inflamação sobre o metabolismo lipídico.
Glass & Olesfsky, 2012.
Pra quem gosta do assunto fica aqui a dica de leitura sobre como a  ativação de vias de sinalização envolvidas na inflamação podem significativamente alterar o metabolismo lipídico no fígado, no tecido adiposo, músculo esquelético, e macrófagos em situações de infecção ou de doenças como a diabetes e a ateroesclerose. 
Pra mim, este é um assunto fascinante!



Nikla Emambokus, Anne Granger. Focus on Lipids and Insulin Resistance. Cell Metabolism, 2012, volume 15, issue 5: p563

Jose A. Chavez, Scott A. Summers. A Ceramide-Centric View of Insulin Resistance. Cell Metabolism, 2012, volume 15, issue 5: p585

Christopher K. Glass, Jerrold M. Olefsky. Inflammation and Lipid Signaling in the Etiology of Insulin Resistance. Cell Metabolism, 2012, volume 15, issue 5: p635.

Jessica T.Y. Yue, Tony K.T. Lam. Lipid Sensing and Insulin Resistance in the Brain. Cell Metabolism, 2012, volume 15, issue 5: p646.

Comente com o Facebook :

6 comentários:

  1. Parabéns pela escolha do post Kelly!!!! Este assunto é mesmo super interessante! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá Kelly, parabéns pelo post!
    Realmente, como você disse, é um assunto fascinante! Assunto este que cada vez mais está sendo abordado pela comunidade científica, não só com relação a inflamação regulando o metabolismo, como o inverso também. É interessante encontrar trabalhos demonstrando a relação da ativação de receptores nucleares, envolvidos no metabolismo lipídico ou de glicose, com a modulação da resposta imune inata ou adaptativa.
    Atualmente, no meu doutorado, estou estudando o papel dos LXRs (liver x receptors) na modulação da resposta inflamatória durante a sepse e cada vez mais fico surpreendido com a capacidade destes receptores, relacionados com o metabolismo, em modular tal resposta.

    Obrigado pela dica de leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabrício! Obrigada pelos comentários sobre o post! Parece bem interessante a sua área de análise com os LXRs. A modulação negativa que eles exercem sobre a inflamação e o seu papel protetor contra algumas infecções bacterianas são super interessantes! Acho que realmente o metabolismo e a inflamação são processos que se regulam simultaneamente. Novas vias de sinalização tem sido propostas, corroborando cada vez mais esta idéia!
    Abs

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: