Tenho ficado muito inquieta quando cada vez mais encontro na literatura evidências de que "subcompartimentos celulares" podem sinalizar independentemente da célula; ou de que fragmentos celulares possuem funções biológicas até então pouco conhecidas, mas que parecem ser importantes na comunicação célula-célula, na imunomodulação e na sinalização da resposta inflamatória. Enquanto exosomas, grânulos, micropartículas e vesículas flutuavam no meu cérebro como partículas subatômicas, achei esse trabalho.
É um artigo publicado por Islam e colaboradores, Nature Medicine, 18, 759, 2012 que rendeu uma resenha na Nature Medicine News and Views desta mesma edição (Darwin J Prockop, Nature Medicine, 18, 653, 2012). O artigo mostra que num modelo de inflamação pulmonar induzido por LPS, a instilação intratraqueal de células da medula (BMSCs) é capaz de minimizar a injúria pulmonar. As BMSCs parecem interagir com as células epiteliais alveolares e transferir para as mesmas nada mais nada menos do que mitocôndrias via nanotubos ou microvesículas (provavelmente!!!) num mecanismo dependente de conexina-43. Essa transferência de mitocôndrias restauraria os níveis de ATP nestas células alveolares, o que induziria um aumento da secreção de substância surfactante (ver figura abaixo retirada de Darwin J Prockop, Nature Medicine, 18, 653, 2012).
É um artigo muito interessante porque levanta a discussão de que as BMSCs não simplesmente "substituiriam" as células injuriadas ou secretariam paracrinamente substâncias importantes (embora também não descartem essa possibilidade!!!!), mas sim "transfeririam material", a fim de reparar as células epiteliais ou limitar o dano causado pela excessiva resposta inflamatória ou imune. Vale a pena ler!!!! Tanto o artigo como a resenha!!!!!
E os subcompartimentos celulares continuam cada vez mais povoando os meus pensamentos e inquietando o meu espírito!!!!
Tenham um excelente feriado!!!! Josi
Fantástico, Josi. Parece mesmo que as mitocôndrias estão na "moda". Participei de um evento no mês passado organizado pela CellPress, um dia inteiro só falando sobre mitocôndria. Uma das editoras da Cell começou dizendo que o evento foi organizado por conta do "expanding roles of mitochondria in metabolism and disease". Estou encantada com o tópico, as "bichinhas" caminhando de um lado para o outro. Os trabalhos de mobilidade mitocondrial do Tom Schwarz são lindos! Compartilho da sua inquietação.
ResponderExcluirOi Cristina Eu acho tudo isso fascinante!!! Bjs
ResponderExcluir