BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 11 de maio de 2011

SBPC estreita relações com sociedades científicas

A SBPC pretende estreitar ainda mais sua relação com as sociedades científicas associadas. Ontem, na unidade administrativa da entidade, em São Paulo, parte da Diretoria se reuniu com representantes de 33 sociedades científicas associadas. Na ocasião a presidente da SBPC, Helena Nader, apontou os motivos para esta maior aproximação.

Um deles é a oportunidade que as sociedades têm de participar de forma mais pró-ativa das políticas públicas em educação, ciência e tecnologia (C&T), e de outras áreas, como meio ambiente e saúde, que pedem suporte de C&T. “Hoje temos canais de comunicação com diversos ministros, e em breve contaremos com um interlocutor no Congresso Nacional para acompanhar de perto as políticas públicas na área”, afirmou.

Ela também lembrou que as sociedades podem usufruir da infraestrutura da SBPC para realizar reuniões e eventos científicos, em situações eventuais. Além da sede e da unidade administrativa, em São Paulo, a SBPC contará, a partir de junho, com um escritório em Brasília.

Outro aspecto importante nesta aproximação é o suporte das sociedades científicas nas indicações dos membros que compõem as comissões e os comitês do governo federal. “A SBPC sempre é requisitada para indicar nomes de especialistas, processo que na maioria das vezes precisa ser ágil; por isso, seria importante criarmos um sistema de consulta mais rápido entre a entidade e as sociedades científicas”, disse Helena Nader.

A presidente da SBPC também relatou o encontro que a Diretoria teve na semana passada com membros da American Association for the Advancement of Science (AAAS), entidade irmã norte-americana. O encontro, que ocorreu em São Paulo, discutiu os possíveis projetos de cooperação e parceria entre as duas entidades. Um deles é a possibilidade de a SBPC adaptar e traduzir publicações voltadas para a “alfabetização” de estudantes em ciência, matemática e tecnologia.

Por fim, o secretário geral da SBPC, Aldo Malavasi, lembrou que a entidade criou um sistema de associação pelo qual o sócio de sociedades científicas parceiras têm descontos anuidade (pagam apenas R$ 30,00). Atualmente, 25 sociedades associadas à SBPC se tornaram parceiras. Isto está possibilitando um incremento significativo no número de sócios da SBPC. Dos 1.766 novos sócios, aprovados pela Diretoria em maio, 840 são de sociedades científicas parceiras.

No final da reunião, foram definidas algumas pautas para serem levadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia, como a preocupação com a interrupção das reuniões do CTNBio e do CONCEA. As sociedades científicas também atualizaram seus dados para receber a proposta de parceria em relação à adesão de novos sócios para a SBPC.

Fonte: http://www.sbpcnet.org.br/site/home/home.php?id=1479

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: