BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Michel Nussenzweig eleito membro da Academia Americana de Ciências


Notícia fresquinha - foi divulgada ontem a eleição do imunologista brasileiro (e meu orientador) Michel Nussenzweig para a prestigiosíssima Academia Americana de Ciências.

A academia foi fundada em 1863 por Abrham Lincoln como um órgao oficial para aconselhar o governo em assuntos de ciência e tecnologia. A eleição para a Academia é considerada uma das honrarias máximas na área da ciência nos Estados Unidos.

As contribuições do Michel para a imunologia são enormes: entre elas está a demonstração de que células dendríticas endocitam, processam e apresentam antígeno; o esclarecimento do papel do receptor de células B na exclusão alélica; e a demonstração da seleção negativa de células B em humanos.

Atualmente o enfoque do laboratório (diga-se de passagem, um dos mais produtivos e diversos de toda a imunologia) tem se dividido entre o desenvolvimento das células dendríticas, o estudo de anticorpos neutralizantes contra HIV, os mecanismos de ação da AID (a enzima que inicia a hipermutação somática e a mudança de isotipos, mas que também leva ao desenvolvimento de certos tipos de linfoma B) e a observação do sistema imune in vivo utilizando a microscopia two-photon.

Parabéns para o Michel, e que ele continue contribuindo para a imunologia da mesma maneira por muitos anos.

Comente com o Facebook :

3 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: