Foi lançado no dia 05 de julho o Programa CAPES/NIH que aceitará inscrições de 05 de julho a 18 agosto de 2010.
A parceria entre a Capes e o National Institutes of Health (NIH), por intermédio da iniciativa denominada Research Career Transition Award, objetiva incentivar a pesquisa científica de excelência na área médica e biomédica e o empenho mútuo na educação e formação da próxima geração de cientistas brasileiros e norte-americanos. O NIH é uma agência vinculada ao Department of Health and Human Services dos Estados Unidos, desempenhando um papel altamente relevante em ações de apoio a descobertas científicas que estimulem o progresso na área de saúde.
O Programa Capes/NIH tem seu foco central na mobilidade de estudantes de pós-doutorado sob a perspectiva de proporcionar o acesso de jovens pesquisadores a uma formação científica de alto nível e garantir-lhes as devidas condições para o prosseguimento em uma carreira independente de pesquisa. Além disso, tem como objetivo construir colaborações de longo prazo, assegurar o retorno dos pesquisadores ao Brasil após a formação e estimular a publicação conjunta das descobertas das pesquisas.
As candidaturas devem ser apresentadas:
- individualmente por doutor brasileiro, cujo título tenha sido obtido há pelo menos 5 (cinco) anos.
- A proposta deve incluir, entre outros requisitos, um projeto de pesquisa já aceito por um dos institutos do NIH.
O processo seletivo é composto de 3 (três) etapas:
- análise documental e de mérito,
- priorização e
- seleção final pela CAPES, mediante apresentação de proposta de apoio de tutor do NIH.
As atividades do Programa estão estruturadas em duas fases, consistindo a primeira de 2 (dois) a 3 (três) anos de treinamento no NIH e a segunda de 2 (dois) a 3 (três) anos de pesquisa ou atuação docente junto a universidade ou instituto de pesquisa no Brasil.
BENEFÍCIOS
- Bolsa mensal
- Auxílio instalação
- Auxílio deslocamento
- Seguro saúde
- Apoio institucional do NIH
Inscrições:
De 05 de julho a 18 agosto de 2010
Veja na página da CAPES (aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário