BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Interleucina-1 beta gera plasticidade na diferenciação de linfócitos inatos

Di santo, 2010.


Uberlândia (Férias!) - Em um artigo muito interessante, Hughes et al. (2010) apresentam uma nova faceta da Interleucina-1 beta (IL-1b): induzir a diferenciação de precursores de células NK para uma população produtora de IL-22 em órgãos linfóides secundários.

Segundo os autores, dentre os quatro estágios de diferenciação de um linfócito inato (ILCs - Innate Lymphoid Cells), a fase determinante seria o terceiro estágio - quando a célula imatura encontra-se com células dendríticas (DCs). Sabemos que as DCs possuem uma vasta gama de 'ferramentas' para identificar agressões inflamatórias/infecciosas, com a capacidade de elicitar o perfil mais adequado de ativação das demais células imunes. Em relação às ILCs, os autores mostram que células precursoras com alta expressão do receptor IL-1R1 são passíveis de ativação por IL-1b derivado de DCs e, mesmo ainda com fenótipo imaturo, comprometem-se com a liberação de IL-22. Em contrapartida, ILCs imaturos com baixa expressão da subclasse do receptor de IL-1 são mais responsivos a IL-15 também derivado de DCs, entrando em maturação como uma NK clássica, produtora de Interferon gama (IFN-g).

Tudo muito interessante, muito bem fundamentado, mas sempre que leio artigos com essa linha (e ainda dentro do que foi escrito no post da Denise, Luciana e Vanessa, do laboratório do Prof. João Santana), fico com a seguinte dúvida: será que todas estas sublinhagens celulares são estáveis? Ou, trocando em miúdos, será que elas existem como descritas? Linhagens com fenótipo fixo e com comprometimento para um único perfil de resposta? Ao longo dos últimos anos, acumulam-se evidências de que existe uma grande plasticidade de linfócitos quanto a marcadores e produção de citocinas. Eu pessoalmente acredito cada vez mais que as células imunes irão responder de acordo com a situação no momento de sua ativação, não havendo comprometimento prévio com o tipo de resposta. E como várias vezes demonstrado, quem realmente determina o tipo de resposta a ser gerado é o agressor, uma vez que este tem a capacidade de modular a qualidade da resposta de células apresentadoras de antígenos.

E você, caro blogueiro, acredita que as células imunes são imutáveis? Que os fenótipos celulares são fixos?



Leia:
Hughes et al., Immunity 2010. DOI 10.1016/j.immuni.2010.06.007
Di Santo, Immunity 2010. DOI 10.1016/j.immuni.2010.06.012

Comente com o Facebook :

Um comentário:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: