BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Interações interessantes



Olá pessoal,

Para este blog de fim de ano, achei interessante chamar a atenção para algo que provavelmente vai ser cada vez mais ‘quente’ nos anos a frente: neuro imuno. Não sou muito versada no tema, mas vejo que o interesse  cresce e também as técnicas disponíveis se aprimoram; este campo deve sem dúvida avançar muito nos próximos anos.

Destaco então este trabalho, aparentemente simples mas tecnicamente desafiador, de um grupo aqui de Stanford (Mosher et al, 2012), que estudou, em camundongos, células progenitoras neuronais  (neural progenitor cells, NPC). Estas células são as ‘filhas’ das células tronco neuronais, e tem a capacidade de se diferenciarem em neurônios, astrócitos, e outros tipos de células neuronais.  Transplante destas células tem mostrado melhoria em funções neuronais em animais com disfunção neuronal. Assim, existe muito interesse em se usar estas células para terapia, além de se entender a função básica destas células.

O que este trabalho mostrou foi que as NPCs secretam substâncias que afetam a microglia, a célula imune do sistema nervoso. Os autores identificaram o ‘vascular endothelial growth factor‘(VEGF) como esta substância, que além de promover o crescimento de vasos, também induz proliferação da microglia. Neste trabalho os autores mostraram que o VEGF é ‘necessário e suficiente’ para a proliferação e a ativação da microglia. Como em todas as doenças neurodegenerativas estudadas até agora a microglia está ‘fora de controle’, entender o que pode estar afetando o comportamento da microglia pode ter um papel importante no tratamento destas doenças. E se as NPCs promovem o aumento da microglia, é algo que tem que ser levado em conta em estudos com células troncos.

Bom, com certeza muito mais sobre a interação entre sistema imune e nervoso vai vir pela frente. Aproveito e desejo a todos um ótimo final de ano, Feliz Natal e Feliz 2013! Este é o meu último blog como blogueira regular, foi um grande prazer contribuir para este espaço.


Nat Neurosci. 2012 Nov;15(11):1485-7. doi: 10.1038/nn.3233. Epub 2012 Oct 21.
Neural progenitor cells regulate microglia functions and activity.
Mosher KI, Andres RH, Fukuhara T, Bieri G, Hasegawa-Moriyama M, He Y, Guzman R, Wyss-Coray T.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Cláudia,
    muitíssimo obrigado pela sua colaboração aqui no SBlogI! Ainda esperamos contar com seus textos, mesmo que ocasionalmente.
    Abraços, Tiago.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: