Colegas,
dezembro, para mim, é um mês marcado por alguns eventos e expectativas:
1) Natal/Reveillon: Encontrar família e amigos em clima de festa... sempre bom!
2) Férias (!!!): Infelizmente, o meu segundo semestre letivo acabou de começar. Esse ano vai ser difícil descansar e recarregar as baterias;
3) Retrospectivas: .... argh! :-(
4) Enquetes: evento incorporado ao nosso fim de ano, juntamente com as retrospectivas. Tem votação dos 'mais mais' para todos os gostos....
Sendo assim, para não ficarmos para trás, proponho uma enquete nossa:
Qual o paper que mais marcou a Imunologia em 2012?
Gostaria de indicar esse artigo
ResponderExcluirT cells become licensed in the lung to enter the central nervous system (Nature 488,675–679, 30 August 2012, doi:10.1038/nature11337)
Na área de Esclerose Múltipla e seu modelo EAE, este artigo teve grande impacto uma fez que foi demonstrado no modelo de transferência adotiva de EAE, que os linfócitos transferidos, tem que obrigatoriamente passar pelo pulmão antes de invadir o CNS. A apresentação dos autores no congresso de neuroimmuno esse ano foi muito disputada as as imagens dos experimentos com 2photon não deixaram duvidas.
Bom, não sei se este trabalho marcou a imunologia em si, mas tem grande valor e impacto: A Phase 3 Trial of RTS,S/AS01 Malaria Vaccine in African Infants (New England Journal of Medicine DOI: 10.1056/NEJMoa1208394)
ResponderExcluirApesar de muito importante, os resultados obtidos por este teste clínico foram decepcionantes e mostram a necessidade de novas estratégias na descoberta de antígenos para compor vacinas eficazes, e o mesmo ocorre com diversas outras doenças, um exemplo é a Tuberculose.
Julio Cesar e Luiz Gustavo,
ResponderExcluirsugestões anotadas. Cada paper será exibido em um post no final/começo do ano.
Abraços, Tiago.
Tiago, vale ler este:
Excluirvan der Windt GJ, Everts B, Chang CH, Curtis JD, Freitas TC, Amiel E, Pearce EJ, Pearce EL.
Mitochondrial respiratory capacity is a critical regulator of CD8+ T cell memory development.
Immunity. 36(1):68-78. 2012.
Os autores demonstram a diferença metabólica entre células T CD8 de memória e efetoras, mostrando que as células de memória utilizam preferencialmente a via mitocondrial aeróbica, enquanto as células efetoras utilizam a via glicolítica anaeróbica. Este efeito já foi bem demonstrado em células tumorais que apresentam uma alta taxa proliferativa, similar as células efetoras, chamado de efeito Warburg.
Muito bom trabalho, João.
Obrigado, grande João!
ResponderExcluirSugestão aceita e post programado.
Abraços, Tiago.
Fala Tiago,
ResponderExcluirEu votaria por este artigo: doi:10.1038/ni.2215
Escrito por Shi CS e cols em Nature Immunology 29;13(3):255-63.
O artigo demonstra uma conexao direta entre autofagia e inflammassoma.
Obrigado, Dr. Fredy!
Excluir