BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A selection of influential PLOS ONE papers on tropical medicine and malaria


Desde Janeiro de 2011 a PLOS ONE publicou 700 trabalhos na área de doenças tropicais, doenças negligenciadas e malária. Neste mês de setembro, a revista destacou oito trabalhos que receberam maior atenção. Entre eles, dois trabalhos se destacaram pela relevância científica para o tratamento e diagnostico de doenças infecciosas e parasitárias.


A excelente notícia é que o Brasil está muito bem representado entre os países responsáveis pela produção científica na área de medicina tropical. Os outros países são Colômbia, Etiópia, França, Holanda, Papua Nova Guine, Espanha, Sri Lanka, Suíça, Reino Unido, e Estados Unidos.

Um dos destaques foi o trabalho do trio de pesquisadores mineiros formado por Guilherme Oliveira, Martin Enk e Nilton Barnabe Rodrigues que inventou um novo método para diagnosticar a infecção por Schistosoma mansoni, o parasito causador da esquistossomose. O método é capaz de detectar DNA do parasito na urina do paciente com uma sensibilidade infinitamente maior e a um custo menor do que os exames tradicionais.

“The diagnostic parameters revealed a sensitivity of 100%, a specificity of 91.20%, positive and negative predictive values of 86.25% and 100%, respectively, and a test accuracy of 94.33%”.

A clássica metodologia Kato-Katz, amplamente utilizada para o diagnóstico da esquistossomose, consiste na identificação de ovos do parasito nas fezes do paciente. Uma grande limitação da metodologia (além do fato de se ter que enfiar a mão na m...) é que a infecção só pode ser diagnosticada mais tardiamente quando o parasito já está na fase de ovoposição. Esse obstáculo torna-se ainda maior em regiões de baixa endemicidade.

A nova técnica desenvolvida pelo grupo quando aplicada em um modelo de infecção de camundongos permitiu o diagnóstico em até uma semana após a penetração da cercária, um feito extraordinário e sem precedentes.

Assim, a PCR do DNA do parasito na urina mostrou ser uma ferramenta simples e poderosa no diagnostico da esquistossomose e abre novas perspectivas para o manejo e tratamento de pacientes em fases iniciais da infecção.

Parabéns ao trio.

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. Sensacional ter nosso trabalho reconhecido e divulgado! Muito obrigado. Grande abraço.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: