BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Capítulo1 - Crônicas De Um Inflamasoma: A Dectina-1, A IL-1β e a Caspase-8



Escher, Relativity, 1953

Essa semana estava conversando com meu amigo e também professor da UFRJ Rodrigo Tinoco (que possivelmente alguns de vocês também conhecem) e em meio a diferentes discussões sobre projetos, artigos e idéias viajantes acabamos por parar neste paperDectin-1 is an extracellular pathogen sensor for induction and processing of IL-1β through a noncanonical caspase-8 inflammasome publicado na Nature Immunology em janeiro de 2012. Reconhecimento celular de patógenos, em especial de fungos, é um dos assuntos preferidos do Rodrigo e, como estamos fazendo trabalhos em colaboração, imaginei que essa era uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto.
Por conta da falta de tempo dessa semana, eis o que o artigo diz em brevíssimas palavras. É um trabalho desenvolvido com células dendríticas derivadas de monócitos humanos onde se identifica um novo papel para a dectina-1 no reconhecimento de fungos e consequente ativação não-canônica do inflamasoma via caspase-8. Os resultados demonstram que o processamento da IL-1b mediada pela dectina-1 pode acontecer via 2 mecanismos – uma via primária não-canônica independente de caspase-1 e uma segunda via capaz de ativar um  mecanismo adicional via NLRP3, sendo que esta última requer a internalização do patógeno. ASC parece ter um papel central em ambas as vias. O reconhecimento de patógenos pela dectina-1 desencadeia a formação e ativação de um inflamasoma não-canônico que envolve CARD9, Bcl-10, MALT1, caspase 8 e ASC, os quais processam a pró-IL-1b à sua forma madura e bioativa L-1b. A ativação da via não-canônica do inflamasoma via caspase 8 parece não depender da internalização do patógeno. 

É um artigo bacana que corrobora com a ideia de que vias canônicas e não-canônicas de ativação do inflamasoma podem estar operantes ou variar de acordo com o estímulo ou patógeno utilizado e (por que não?) de acordo com o tipo celular adotado como modelo. 

E a mente borbulha de perguntas!!!!                                                        

Existiriam outros receptores extracelulares que contribuiriam com a ativação da caspase-8 após reconhecimento do fungo pela dectina-1?
Seria a dectina-1 apenas um receptor acessório que facilitaria o reconhecimento do fungo e o início da sinalização e ativação dessa via não-canônica por um outro receptor?
Teriam os macrófagos mecanismos semelhantes de ativação não-canônica do inflamasoma?

Bem, vou continuar minhas leituras sobre o assunto mais tarde e durante a degustação de uma boa Guiness.

Fica dessa forma a sugestão de leitura para o fim de semana:
Gringhuis et al., Nature Immunology, doi:10.1038/ni.2222; 2012.

Próximo capítulo: Crônicas De Um Inflamasoma : O Schistosoma mansoni, A IL-1b e o Eosinófilo. Aguardem!!!!

Comente com o Facebook :

3 comentários:

  1. http://blogdasbi.blogspot.com/2012/01/mais-um-inflamassoma-independente-de.html

    ResponderExcluir
  2. A transdisciplinaridade leva o indivíduo a tomar consciência da essencialidade do outro e da sua inserção na realidade social, natural, planetária e cósmica. Uma conseqüência imediata da essencialidade é que a inserção só pode se dar através de um relacionamento de respeito, solidariedade e cooperação com o outro, consequentemente com a sociedade, com a natureza e com o planeta, todos e tudo integrados na realidade cósmica. Esse é o despertar da consciência na aquisição do conhecimento. A grande transformação pela qual passa a humanidade é o encontro do conhecimento e da consciência.

    (...)

    A essência da proposta transdisciplinar parte de um reconhecimento que a atual proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não-acadêmicas conduz a um crescimento incontestável do poder associado a detentores desses conhecimentos fragmentados, podendo assim agravar a crescente iniqüidade entre indivíduos, comunidades, nações e países. Além disso, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar os problemas e situações novas que emergem de um mundo a cuja complexidade natural acrescenta-se a complexidade resultante desse próprio conhecimento transformado em ação que incorpora novos fatos à realidade, através da tecnologia.

    Fonte: http://professorubiratandambrosio.blogspot.com/

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: