BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A capacidade respiratória mitocondrial é um regulador crítico do desenvolvimento de células TCD8+ de memória



                            Immunity 36 (1) 68-78, 2012
Quando são ativadas, as células T CD8+ apresentam mudanças metabólicas importantes. Pesquisadores do “Trudeau Institute, Saranac Lake em NY” e da “Washington University School of Medicine de St. Louis, Missouri” mostraram que a capacidade respiratória das mitocôndrias é um regulador chave no desenvolvimento de células T CD8+ de memória, mas não de células T CD8+ efetoras.  

Utilizando diferentes grupos de camundongos da linhagem C57BL/6, modificados ou não geneticamente (OT-I, com MHC I restritos ao TCR específico para OVA e camundongos deficientes para IL-15, IL-15-/- imunizados ou não com Listeria monocytogenes atenuada (Cepa recombinante deletada para actA) e posteriormente infectados com  doses sub-letais (1x107-5x107CFU),  tiveram suas células T naives, efetoras e de memória   isoladas de linfonodos e do baço. Estas células foram  utilizadas em ensaios de transferência adotiva e metabolismo. De maneira muito clara os autores concluíram que as  células TCD8+ de memória apresentam mitocôndrias com capacidade respiratória sobressalente (Spare respiratory capacity , SRC) em relação à capacidade respiratória das mitocôndrias de células T CD8+. Os autores ainda demonstraram que IL-15 exerce papel chave na regulação da SRC e do metabolismo das células TCD8+ de memória por meio da promoção da biogênese de mitocôndrias e expressão da transferase palmitol carnitina (CPT1a). Muito interessante, pois indica que citocinas podem controlar a estabilidade energética de células T de memória após a infecção por meio da regulação do metabolismo das mitocôndrias.  Vale a pena você ler o artigo. Até a próxima amigo leitor!
Phileno Pinge-Filho
Universidade Estadual de Londrina
    

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. que bom que voce falou neste paper, Phileno. Tambem achei muito interessante, pois fala dessa coisa do Warburg effect nas celulas T - as celulas em proliferacao usam glicose pra gerar atp, mesmo tendo atp ali. Elas precisam de muita energia pra tudo o que tem que fazer, possivelmente. Ja as de memoria sao mais quiescentes e tem um metabolismo mais basal, respirando pela mitocondria. Pra essas celulas, o essencial eh sobreviver, entao elas usam essa rota. A IL-15 gerou genese de mitocondria, e isso foi fundamental pra sobrevivencia dessas celulas, e da memoria, em consequencia. Metabolismo, gente. To falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, será que a capacidade respiratória das mitocondrias de células do sistema inato diferem, como por exemplo, os macrófagos ativados dos tipos M1 e M2? A membrana mitocondrial e de outras organelas possuem receptores para citocinas?

      Abraço
      Phileno

      Excluir
    2. Eu acho que as pessoas que investigarem isso vao descobrir coisas muito interessantes, pois metabolismo e morte sao as proximas fronteiras - ou eu diria as atuais fronteiras , que estao se expandindo rapidamente. Ninguem que eu saiba viu receptor de citocina em membrana - alguem sabe? mas a biogenese de mitocodria responde rapidamente a sinais via receptores de membrana, que mobilizam calcio, por exemplo. A celula tambem percebe quando ha pouca mitocondria e faz mais - mas nao se conhecem completamente os mecanismos disso. Tem que estudar!

      Excluir
    3. Como diria Jack, vamos por partes: primeiro - a membrana da mitocôndria não possui receptores, mas sim canais específicos (alguns de simples troca ionica como Ca2+, outros para ácidos graxos carregados negativamente) e outros compostos podem passar, dependendo de sua carga ou de sua lipofilicidade. Segundo - a capacidade respiratória depende de diversos fatores, entre os mais importantes está o Ca2+. Ele é capaz de ativar as enzimas do ciclo do ácido cítrico, levando a uma maior produção de ATP (utilizados junto com os ATPs gerados pela quebra da glicose), bem como a velocidade de respiração e a geração de EROs. Já existem trabalhos que mostram uma diferente mobilização de Ca2+ entre as células Th1 e Th2. Isso, provavelmente, se deve a diferenças no modo de atuação destas células. Como consequencia desta diferença de mobilização, ocorre tembém uma diferença em todo o metabolismo destas células. Quanto aos outros tipos celulares, como disse a Cris ... temos que estudar.

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: