BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

M. tuberculosis de linhagens filogenéticas mais antigas são mais patogênicas?!


Um artigo recente publicado na PLoS Pathogens mostra que a resposta de macrófagos humanos a isolados diferentes de M. tuberculosis é capaz de discriminar entre linhagens de bactérias antigas e novas em termos de evolução. O objetivo primário do estudo foi determinar se há uma correlação entre a relação filogenética e a resposta inflamatória entre MTb isoladas de pacientes que representam a diversidade global do human Mycobacterium tuberculosis Complex (MTBC). Os pesquisadores simplesmente infectaram macrófagos humanos derivados do sangue periférico com diferentes isolados de Mtb e compararam a produção de diversas citocinas e quimiocinas pró-inflamatórias. Essa simples metodologia revelou que isolados mais modernos em termos de filogenética induzem uma resposta pró-inflamatória menos intensa do que isolados mais antigos em macrófagos, mas não em PBMC total.

O que vocês acham que esses resultados trazem de implicações para esquemas vacinais?

Pra mim, o que me intrigou foi verificar a produção de IFNg acima de 100pg/ml por macrófagos infectados com Mtb de grupos filogenéticos mais antigos (figura em evidência acima). Não sei se acredito nisso.

De qualquer maneira, a idéia é interessante e vale a pena dar uma lida no paper.

Fonte: Portevin D, Gagneux S, Comas I, Young D (2011) Human Macrophage Responses to Clinical Isolates from the Mycobacterium tuberculosis Complex Discriminate between Ancient and Modern Lineages. PLoS Pathog 7(3): e1001307. doi:10.1371/journal.ppat.1001307

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: