Pois é pessoal, essa belíssima imagem da superfície de uma célula HeLa foi gerada por uma nova técnica de microscopia - a 'Bessel Beam Plane Illumination Microscopy'. A técnica acaba de ser descrita pelo grupo do Dr. Betzig, do Howard Hugues Medical Institute. Os vídeos abaixo mostram um esquema de como funciona e como o tal do 'Bessel Beam' é visto por uma lente:
O grupo também fornece outros exemplos de como tal técnica pode ser utilizada, analisando a divisão de cromossomos e na distribuição de mitocondrias no citoplasma:
Para quem tiver interesse, recomendo a leitura do artigo do grupo neste mês na Nature Methods, ou a visulaização de outros exemplos no site do HHMI.
Para os imunologistas, deixo a seguinte pergunta: imaginem só estas imagens sendo aplicadas para demonstrar interações entre patógenos e macrófagos, durante a apresentação antigênica, ou no momento em que uma TCD8+ extermina seu alvo?
Será que os editores e revisores perguntariam pelo mecanismo se os resultados de nossos papers fossem recheados com tais imagens, Prof. Sérgio Lira???
Opa Tiago, que imagens espetaculares!
ResponderExcluirAcho que sim
ResponderExcluirSempre há espaço para mais exigências, não é verdade?
ResponderExcluir