BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

Isso sim é imagem!


Pois é pessoal, essa belíssima imagem da superfície de uma célula HeLa foi gerada por uma nova técnica de microscopia - a 'Bessel Beam Plane Illumination Microscopy'. A técnica acaba de ser descrita pelo grupo do Dr. Betzig, do Howard Hugues Medical Institute. Os vídeos abaixo mostram um esquema de como funciona e como o tal do 'Bessel Beam' é visto por uma lente:



O grupo também fornece outros exemplos de como tal técnica pode ser utilizada, analisando a divisão de cromossomos e na distribuição de mitocondrias no citoplasma:



Para quem tiver interesse, recomendo a leitura do artigo do grupo neste mês na Nature Methods, ou a visulaização de outros exemplos no site do HHMI.

Para os imunologistas, deixo a seguinte pergunta: imaginem só estas imagens sendo aplicadas para demonstrar interações entre patógenos e macrófagos, durante a apresentação antigênica, ou no momento em que uma TCD8+ extermina seu alvo?

Será que os editores e revisores perguntariam pelo mecanismo se os resultados de nossos papers fossem recheados com tais imagens, Prof. Sérgio Lira???

Abraços a todos e bom fim de semana!

Comente com o Facebook :

3 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: