BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 9 de março de 2011

Brazilian Journal of Medical and Biological Research

Caros, tomei a liberdade de divulgar a carta que recebi do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. A razão é incentivar os grupos de imunologia a escreverem artigos de revisão ou comentários ao Brazilian. Até mesmo artigos originais de imunologia tem sido pouco divulgado na revista. Os interessados podem entrar em contato comigo. Talvez pudéssemos, em conjunto, pensar numa forma de ajudar.

Prezado Dr. João Santana:

Durante muitos anos tem sido efetivo e consistente seu suporte ao Brazilian Journal of Medical and Biological Research e por esta razão, mais uma vez, estamos contando com sua colaboração pois temos um sério problema. Sem entrar no mérito das decisões, as agências de financiamento fizeram do Fator de Impacto o critério principal de avaliação da qualidade das revistas científicas. O Brazilian Journal nunca pensou em aumentar o número de citações pressionando autores para incluir citações aos trabalhos publicados pela revista e não pretende fazê-lo no futuro.

No último ano a revista melhorou substancialmente o tempo total dispendido entre submissão dos trabalhos e sua publicação online no Scielo: de 13 meses em 2007 para 6 meses em 2010. Hoje o Brazilian Journal tem as características de uma revista internacional: qualidade do inglês, diagramação, arte final e tempo de processamento. No entanto o problema do fator de impacto é como um círculo vicioso: bons trabalhos não são submetidos à revista porque ela não tem bom fator de impacto e a revista tem baixo fator de impacto porque bons trabalhos não são submetidos à ela. Nós precisamos de bons artigos de nossos melhores cientistas para quebrar este círculo vicioso.

Estamos pedindo e contando que você submeta um trabalho por ano na sessão de Concepts and Comments da revista (eles contam como artigos no cálculo do fator de impacto), ou um artigo de revisão ou uma mini-review ou um artigo original. A mini-review deve focalizar uma área específica e relevante de uma grande área.

A importância de uma boa e transparente revista nacional para o desenvolvimento da ciência é amplamente conhecido por V.Sa e desnecessário é discutir este assunto. Uma resposta positiva a este pedido será mais uma forma de serviço à comunidade, tal como um Editor Seccional ou um revisor de uma revista ou parecerista de uma agência de financiamento, etc.

Anexo estão algumas tabelas que mostram os dados comparativos da revista de alguns anos anteriores.

Obrigado por seu tempo em ler e pensar sobre o conteúdo deste email.

Atenciosamente,

Dr. Lewis Joel Greene

Dr. José antunes Rodrigues

Dr. João Batista Calixto

Comente com o Facebook :

7 comentários:

  1. uma saída seria talvez uma série de edições sobre a imunologia brasileira. Uma edição para revisões artigos de grupos que estudam trasnplantes, outra para os de inflamação, outra para os de infecção, alergia, autoimunidade, e assim por diante. Seria uma maneira interessante de divulgar a imunologia brasileira e também de ajudar a revista. Poderiam ser várias mini reviews, por exemplo.

    É só uma ideia que precisará de articuladores...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Acho a idéia ótima Bruno. Precisamos de grupos que aceitem essa incumbência. Alguém interessado?
    Joao

    ResponderExcluir
  3. uma outra alternativa seria tentar fazer com que os resumos do SBI fossem publicados em um suplemento da revista. Ainda, poderia ter uma edição especial da revista sobre o SBI 2011, como houve em 2007 na revista Scand J Immunol. Ou ainda, alguns palestrantes do SBI poderiam escrever brief review ou mesmo comentarios sobre os ramos da imunologia em areas especificas. Na verdade, as possibilidades sao muitas. Faltam os articuladores.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Acho que poderiam ser um brief review ou mesmo coments. Acredito que os resumos dos alunos não seria tão intressante, visto que é preliminar os dados de alguns. Além disso, o dado ao ser publicado mais a frente deixa de ser inédito. Acho a idéia dos palestrantes escreverem algo excelente.

    ResponderExcluir
  5. OI GK
    Na verdade a publicacao de resumos em revistas eh algom mais do que comum e nao impede de maneira alguma a publicacao posterior nem eh considerada como perda da originalidade. o JACI ha anos publica os resumos dos congressos da sociedade americana de alergia. Mas concordo plenamente que comentarios e mini reviews seriam melhores.

    ResponderExcluir
  6. Acho excelente a ideia dos palestrantes da SBI escreverem mini-reviews e comentarios para o Jornal. Ate pq teremos importantes palestrantes internacionais e suas revisoes com certeza atrairiam citações...

    ResponderExcluir
  7. Por falar em palestrantes da SBI, alguem já tem a lista dos palestrantes?

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: