Twitrenvista com Jorge Kalil, Instituto do Coração/Faculdade de Medicina da USP
1.Sobre o que falará no SBI 2010? Bactéria desequilibra o sistema imunológico em indivíduos suscetíveis e por mimetismo molecular causa doença autoimune, a febre reumática.
2. Qual o principal aspecto que será ressaltado? Como a doença se estabelece no coração e válvulas, perde a imunoregulação e causa danos definitivos com a produção de citocina agressivas.
3. Qual a importância deste achado? Compreensão do desenvolvimento e manutenção de um processo agressivo autoimune e como este se torna órgão específico.
4. Quais as perspectivas neste tema? Perspectiva de com a compreensão da imunopatogênese, desenvolver vacina para desviar a resposta imune e evitar a doença. Vacina em estudo.
5. Quais os desafios nesta área? Há controvérsias? Hipóteses oponentes? Quanto à imunopatogênese, nossos trabalhos são a grande referência. Quanto a vacina, há diferentes propostas em testes no mundo.
6. Sugere algum background reading? Leitura preparatória? Temos artigos de revisão recentes sobre o tema. A compreensão da tolerância central e periférica é fundamental para compreender conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário