BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Visualizando a relação entre a fagocitose, caspase-1 e IL-1 beta


Indicação rápida: A edição deste mês do Journal of Leukocyte Biology mostra um artigo que descreve uma nova metodologia para a visualização e quantificação de lesões do fogolisossomo.

O fagolisossomo possui papel fundamental para o metabolismo celular. Entre outras coisas, participa de maneira fundamental na digestão de partículas, destruição de micróbios e apresentação de antígenos. Além disso, o dano do lisossomo pode desencadear morte celular e liberação de IL-1 beta. Neste contexto, Michael Davis e Joel Swanson, ambos da University of Michigan Medical School, desenvolveram um projeto para descrever detalhadamente a relação entre a endocitose, o dano ao lisossomo e os eventos subseqüentes.

Os pesquisadores desenvolveram um método de mensuração da destruição de lisossomos no interior de células vivas. Esta técnica simplesmente conta a quantidade de Fdx (fluorescein-dextran) liberada dos lisossomos. Os autores testam uma série de estímulos e verificam que a intensidade de Fdx liberada é proporcional à ativação da caspase-1 e liberação de IL-1 beta. Os resultados são óbvios. O que me fez indicar este artigo é a divulgação de uma técnica interessante para visualizar como diferentes condições patológicas poderiam influenciar este sistema.

Referência: Michael J. Davis and Joel A. Swanson. Technical Advance: caspase-1 activation and IL-1β release correlate with the degree of lysosome damage, as illustrated by a novel imaging method to quantify phagolysosome damage. J Leukoc Biol 2010 88: 813–822.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: