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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Projeto “Imunologia nas Escolas”: um caminho pensar ciência nas escolas.

A Imunologia pode ser desafiadora e instigante de muitos jeitos. Não apenas para nós, cientistas e imunologistas. Também pode despertar curiosidade de muitos de fora do mundo da ciência. Lembro-me bem como, Paulo Freire, em pleno exercício exploratório de sua curiosidade, tinha imenso prazer em conversar comigo sobre imunologia. Perguntava sobre como os linfócitos aprendiam, como conversavam com outras células e como tinham memória.
Lembro-me bem do brilho de curiosidade nos seus olhos. Quem sabe podemos despertar novos brilhos na juventude do Brasil?

É um pouco disso que quero falar hoje. Quero falar do projeto educacional que estamos desenvolvendo, em São Paulo, chamado “Imunologia nas Escolas”. Ainda é um projeto piloto, mas já está motivando muita gente. Não só professores e alunos da escola, mas também nossos alunos de pós-graduação e nossos professores. Por isso, acho importante compartilhar com vocês esta desafiadora experiência. Quem sabe, despertamos novas experiências desta natureza e abrimos aqui um espaço para, também, pensarmos e discutirmos como a Imunologia pode ser um caminho para despertar curiosidade pela ciência em nossos jovens.

O “Imunologia nas Escolas” é uma proposta do Instituto de Investigação em Imunologia - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - iii-INCT, dentro da Plataforma de Ensino e Interação com a Sociedade. Para quem não sabe, foi uma das exigências do edital para os INCTs, desenvolver propostas de interação com a sociedade. É uma convocação para a ciência abrir as portas à sociedade. Este projeto faz parte de nossas ações no iii.

Começamos, em março deste ano, este projeto piloto, com a Escola Estadual Romeu de Moraes, no bairro da Lapa, em São Paulo. A escola escolheu uma turma de alunos do segundo ano do ensino médio, em geral de 15 a 16 anos. Desde a nossa primeira visita à Escola, a receptividade ao projeto foi muito grande. É uma escola com professores muito motivados e receptivos a novas experiências educacionais. Formamos um grupo de trabalho com integrantes e colaboradores do iii, e professores da escola para, juntos, construirmos as propostas de atividades, avaliando-as e reestruturando-as a cada passo.

Os alunos visitaram o nosso Laboratório de Imunologia no InCor, onde conversamos sobre o que é fazer ciência, fazer ciência no Brasil e sobre imunologia. Também participaram de algumas demonstrações de experimentos simples, conheceram linfócitos e células tronco, em placas de cultura, e conversamos sobre as pesquisas que fazemos e sobre as estratégias para o desenvolvimento de vacinas. Todo o laboratório participou desta atividade.





Desde então, temos desenvolvido atividades mensais, na própria escola, discutindo temas de imunologia de interesse dos alunos, inclusive com aulas práticas no laboratório da escola. Temos também desenvolvido atividades em pequenos grupos, com discussão sobre conceitos estruturantes do tema em questão, e teremos, ainda este ano, um debate sobre AIDS envolvendo toda a escola e familiares. A cada atividade saímos mais motivados com o interesse dos alunos e com o despertar de curiosidades. Imaginem que, a professora de biologia da escola, deu um depoimento que os alunos mudaram de atitude em todas as aulas, desde a primeira visita ao laboratório do InCor. Mais interesse. Mais motivação.

Todo o processo está sendo muito rico para todos nós.
Aprendemos o tempo todo.
Com base nesta experiência piloto, pretendemos ampliar o projeto para outras escolas e envolver mais alunos de pós-graduação e pós-docs da nossa comunidade científica. Se você tem interesse, procure-nos!

É o tipo de projeto que merece ser multiplicado e reinventado criativamente. A bela experiência da Escola do Instituto Internacional de Neurociências de Natal, coordenado pelos cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro, é forte testemunha de que a ciência pode despertar curiosidades na juventude, e ser também um instrumento de inclusão social. Nossa modesta experiência também soma forças nesta construção.

Vejam:
1) Blog do Projeto “Imunologia nas Escolas”, criado por aluna de mestrado do iii, integrante do projeto.
http://imunoescolas.blogspot.com/
2) site do iii:
http://www.iii.org.br/
3) Instituto Internacional de Neurociências de Natal:
http://www.natalneuro.org.br/
a escola do instituto:
http://www.natalneuro.org.br/projetos/escola_alfredo.asp

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4 comentários:

  1. Verônica, como havia dito antes, parabéns ao grupo pela iniciativa.

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  2. É com muito carinho que preparamos as atividades utilizando a Imunologia como base. Têm sido muito gratificante participar deste projeto. A Dra. Verônica sempre com esse olhar científico carinhoso sobre a coisas conduz muito bem o grupo!

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  3. Ola, parabéns pelo projeto e pela iniciativa. Sou professora de ensino médio no Rio e aluna do IOC e gostaria de saber mais informações que não encontrei por aqui. Como faço para conhecer mais do projeto?

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  4. Olá pessoal!
    O endereço do nosso blog mudou, por gentileza acessem:
    http://projetoimunologianasescolas.blogspot.com/
    Att,
    Equipe "Projeto Imunologia nas Escolas"

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