Várias vezes fui indagada sobre assuntos que
estão bem estabelecidos em nosso meio mas pouco esclarecidos para o público em
geral. Um exemplo é o caso do Instituto Royal: Apesar da imprensa ter debatido
e abordado amplamente o tema, para muitos, tudo permanece obscuro. Ouço ainda a
reclamação de que poucos foram os cientistas que se manifestaram com veemência
sobre o assunto, como os "defensores dos animais" o fizeram. A
pesquisa cientifica é vista por muitos como algo muito complicado e até
inacessível. O fato é que em
tempos de radicalismos e valorização da ignorância, é primordial uma maior e
melhor divulgação dos objetivos e métodos científicos. Nesse contexto,
encontrei um vídeo que foi usado para um encontro de popularização da ciência
que ocorreu em Julho, em Oxford. A exposição reúne um grande número de
visitantes todo ano, incluindo grupos escolares e a comunidade em geral. A
intenção é mostrar o melhor da tecnologia científica britânica de uma maneira
divertida. Vejam o vídeo abaixo sobre o laboratório da
Fiona Powrie e
vamos refletir sobre o assunto. Podemos iniciar tentando tornar o nosso
blog mais difundido. Compartilhe conosco suas ideias.
Sou extremamente a favor de publicações aqui de maneira mais informal para alcançar outro público. Artigos super complexos podem se tornar mais interativos sempre e trazer mais cientistas e maior visibilidade em geral para nossa página.
ResponderExcluirSuper tema, Luara! Sou a favor de uma maior divulgação científica para o público leigo, mas infelizmente, há muitos cientistas brasileiros que são contra, o que faz com que demos tiros no próprio pé e no dos outros também. Já comentei isso uma vez pessoalmente (vejam o caso do Romário, que não é cientista, mas luta por menos morosidade na alfândega dos produtos de pesquisa importados) e fui duramente criticado, depois de ser interrompido sem sequer ter a chance de expor meus argumentos. Se a nossa educação básica é tão ruim, por que não levar o Projeto Imunologia nas Escolas para mais escolas? Muitos pesquisadores têm medo de "perder" seus pós-graduandos para esse projeto, mas esquecem que novos e melhores alunos de iniciação científica, com uma melhor formação básica (incluindo "saber fazer contas"), podem fazer uma grande diferença no futuro, como já acontece nos laboratórios dos EUA, Japão e Alemanha, em que o primeiro contato prático com a ciência não acontece no ensino de graduação, mas desde o ensino primário.
ResponderExcluirConcordo completamente João! Tenho receio de estarmos caminhando cada vez mais para um mundinho fechado que, devido à pouca compreensão, estará fadado ao apoio restrito da sociedade. O projeto Imunologia nas Escolas é fantástico e deveria ganhar novos horizontes. Além de ganharmos novos e melhores ICs, isso valorizaria nossa profissão e precisamos disso tanto quanto do auxílio financeiro. Aliás, será que esse apoio e valorização não estimularia a maior disponibilização de recursos? Às vezes sinto falta das pessoas saberem até o mais simples: o que é Imunologia!!
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