BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 3 de julho de 2013

No caminho tinha um progenitor: MDP → cMoP → Monocyte → Monocyte derived Macrophage


Muito tem se discutido sobre o papel de monócitos no desenvolvimento de macrófagos teciduais. E de fato, durante muito tempo, eles foram considerados quase exclusivamente como  precursores de macrófagos. Mais recentemente, ficou claro que em condições fisiológicas, os macrófagos teciduais são mantidos independentemente de monócitos de medula óssea. Tendo estes últimos o papel de complementar o compartimento de macrófagos em condições de estresse.

Monócitos e células dendríticas são originadas de um mesmo progenitor, MDP (progenitor de monócitos-macrofagos-células dendríticas), no entanto, diferentemente das células dendríticas, as etapas de diferenciação de monócitos ainda não foram completamente descritas.

Hettinger e colaboradores identificaram um progenitor subsequente ao MDP na via de desenvolvimento de monócitos. O estudo se inicia com a identificação de um possível progenitor de monócitos na medula óssea e posteriormente no baço. Utilizando análises fenotípicas, eles identificaram células expressando Ly6C+ que compartilha parcialmente características de MDP e monócitos (Lin-c-Kit+M-CSFR+Flt3-Ly6C+CD11b-, mas ao mesmo tempo mantinham suas particularidades. Estas células foram denominadas cMoP (common monocyte progenitor). Como todo bom progenitor, cMoP mostrou considerável capacidade proliferativa in vivo e habilidade de formar colônias in vitro, o que corrobora com a sua função de progenitor.

Em seguida, os pesquisadores mostraram que cMoP é originado de MDP e origina monócitos Ly6Chigh e macrófagos. Para chegarem a esta conclusão, MDP foram purificadas e cultivadas na presença de fatores de crescimento e se transformaram em cMoP. Nestas condições, a cMoP deu origem a células Ly6Chigh em 16 horas. No entanto, MDP só começou a dar origem a monócitos depois de dois dias. Estes achados foram confirmados in vivo.

Além disto, os monócitos derivados de cMoP foram capazes de gerar macrófagos teciduais in vivo em condições de estresse, mas não em condições fisiológicas.

Desculpem não ter selecionado uma figura, mas a mensagem é simples: MDP -- cMoP -- Monocyte -- Monocyte derided Macrophage

Referencia: Origin of monocytes and macrophages in a committed progenitor. Hettinger J, Richards DM, Hansson J, Barra MM, Joschko AC, Krijgsveld J, Feuerer M. Nat Immunol. 2013 Jun 30.


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: