BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 7 de julho de 2013

INVESTIGANDO A PRESENÇA DE BACTÉRIAS INTRACELULARES






Fazia um tempo que não escrevia, mas trago hoje aos leitores do blog uma conversa entre moléculas da imunidade inata e um importante pesquisador Dr. Zambeti. Essa história fictícia traz conceitos importantes sobre os inflamassomas e revisa definições relevantes para nós imunologistas. Boa leitura!!!

  ASC inflamassoma: - Estamos precisando de ajuda para conter a Legionella pneumophila (L.p) Dr. Zambeti (DZ).
DZ: - Vamos ver o que posso sugerir ASC. Essa bactéria tem um sistema de secreção do tipo IV, o qual transloca moléculas bacterianas para o citoplasma e estabelece o vacúolo replicativo, portanto precisamos de ajuda. Alguém quer ajudar?
NAIP5: - Eu não quero ajudar porque já reconheço flagelina junto com meu amigo NLRC4 e ativamos caspase-1, desempenhando importante papel no controle desse patógeno.
Caspase-1: - Eu também não posso e não participo da piroptose induzida por essa bactéria. Porém, eu sei que esse mecanismo é importante para conter a L.p, mas não consigo fazer tudo nessa vida, uma vez que NLRP3 já me estressa muito reconhecendo diversos danos celulares.
DZ: - Ok caspase-1, NAIP5 e NLRC4, já foi demonstrado por um grupo de pesquisadores que existe piroptose independente da via canônica de ativação de caspase-1 (Case et al., 2013). Ademais, a flagelina é dispensável nessa ativação, porém o sistema de secreção do tipo IV participa na indução da piroptose.
LPS: - Eu posso ajudar induzindo rapidamente (4 horas após a infecção) a IL-1alpha e também IL-1beta em resposta ao sistema de secreção do tipo IV.
DZ: - Obrigado pela dica e ajuda LPS. ASC, eu sugiro que você peça ajuda para a caspase-11, uma excelente detetive para bactérias virulentas. Não sabemos ainda qual receptor ativa a caspase-11, mas já foi demonstrado a importante função da caspase-11 na indução da piroptose em resposta a L.p. Caspase-11 não só participa da piroptose, mas também controla a produção de IL-1alpha.
TRIF: - Já estive envolvido, em trabalhos anteriores, com à ativação de caspase-11, mas dessa vez estou fora.
MyD88: - Eu também, mas se TRIF me ajudar, tento convencer a caspase-11 a nos ajudar no caso.
TRIF: - Fechado!!!! Nós dois “tamu” junto!!!!
NLRP3: - Estou fora dessa piroptose.
DZ: - Então fazemos o seguinte, ASC: um receptor deve reconhecer o sistema de secreção do tipo IV e ativar a caspase-11, a qual vai promover a produção de IL-1alpha e também a piroptose. NAIP-5 e NLRC4 funcionam independentes da caspase-11, mas trabalham com caspase-1 para induzir a morte celular e a produção de IL-1beta. Além disso, a caspase-11 pode auxiliar ASC a clivar IL-1beta, e assim teremos um controle efetivo dessa bactéria.

Enquanto isso, IL-1alpha e IL-1beta brigavam. A briga era tamanha que precisou do controle do IL-1R.

DZ: - O que houve gente????
IL-1alpha: É que IL-1beta sozinha não consegue controlar a infecção in vivo por L.p, porque não tem força significativa para conseguir o apoio dos neutrófilos (Casson et al., 2013). Além disso, ela vem chamando outras citocinas pra rua com o intuito de protestar por direitos iguais. Daí cada citocina pede algo diferente virando uma bagunça celular.
DZ: - A questão minha gente que não se governa um país e nem se controla uma bactéria sozinho. Estudos de Casson et al., 2013 mostram que os animais tratados com anti-IL-1beta e IL-1alpha apresentam uma maior quantidade de bactérias e um menor recrutamento de neutrófilos quando comparados com os camundongos que receberam somente IL-1alpha. Cada um tem seus papeis e juntas são mais relevantes. Sendo assim, já entendemos agora um pouco do papel da caspase-11 na infecção por L.p, mas questões importantes ainda precisam ser elucidadas. Qual é o receptor que ativa caspase-11? Quais sinais ativam caspase-11? Quais patógenos são capazes de ativa-la? Pois é, não faltam perguntas, mas vários pesquisadores já estão em busca de respostas.

Post de Grace Kelly Silva (Pós-doutoranda)
Pós- Graduação em Imunologia Básica e Aplicada, FMRP-USP-IBA

Comente com o Facebook :

2 comentários:

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: