BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sábado, 27 de julho de 2013

E chega ao fim o VI Curso de Inverno em Imunologia da FMRP/USP


Alunos do VI Curso de Inverno em Imunologia


Depois de duas semanas cheias de atividades, terminou em 26 de julho de 2013 o VI Curso de Inverno em Imunologia, promovido anualmente por alunos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Esta iniciativa tem por objetivo divulgar o conhecimento produzido em nosso programa aos alunos de todas as regiões brasileiras e da América Latina, possibilitando assim, o contato deles com nossa comunidade acadêmica.
Neste ano, os alunos passaram por uma sequência intensa de aulas teóricas para revisão dos principais temas de Imunologia, as quais foram intercaladas com breves palestras sobre as linhas de pesquisa de cada docente do programa. A novidade deste ano foi em relação às atividades de estágio. Dessa vez, os alunos tiveram a oportunidade de passar por dois laboratórios de pesquisa, permanecendo três dias em cada um deles. Os estágios nos laboratórios talvez sejam os momentos mais proveitosos do nosso curso de inverno. Percebe-se que os alunos ficam mais a vontade para esclarecer dúvidas relacionadas à forma de ingresso no programa, questionam as perspectivas profissionais daqueles que optam pela área. Aproveitam ainda para discutir resultados de seus projetos com os monitores, bem como variações das técnicas apresentadas. Enfim, são momentos de ensino/aprendizagem bastante agradáveis para as duas partes (pelo menos é o que eu acho).
Como a vida não é feita só de seriedade, momentos de diversão são sempre necessários. Nesse sentido, a comissão além de promover fartos coffee brakes, em especial um deles recrutando toda a população imunológica do Campus da USP de Ribeirão, como forma de integração e troca de ideias, também promoveu na tarde de 20 de julho, o já tradicional “Churrasco do Curso de Inverno da Imuno”, onde o pessoal aproveitou bastante a boa comida e bebida oferecida (mais comentários do que este não são convenientes).
Por fim, deu-se o evento de encerramento no dia 26 de julho. Neste dia, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de iniciação científica na forma de pôster, os quais foram avaliados pelos alunos de nossa pós-graduação. Os trabalhos de maior destaque foram agraciados com uma singela premiação. A seguir, os alunos laureados:

1° Lugar: Mouzarllem Barros dos ReisÉ graduando em Biomedicina pela Universidade Federal do Piauí. Apresentou o trabalho intitulado: “Estudo morfofuncional das micro-nanoesferas de PLGA funcionalizadas contendo insulina encapsulada: estabilidade, liberação e degradação pós-processamento”. Como prêmio, recebeu uma cópia da 7a Edição do livro “Imunologia Celular e Molecular”, o tão conhecido “Abbas”.



2° Lugar: Deborah Laranjeira Ferreira Pimenta: É graduanda em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UNA, Campus Guajajaras, Belo Horizonte. Seu trabalho intitulado “Identificação e produção de moléculas do Schistossoma mansoni para o uso no diagnóstico sorológico da esquistossomose", foi desenvolvido no Laboratório de Esquistossomose do Centro de Pesquisas René Rachou – FIOCRUZ MINAS. Como prêmio, recebeu uma cópia da 3a Edição do livro “Imunologia Básica”, também chamado "Abbinha".


3° Lugar: Angélica Rita Gobbo: É graduanda em Farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Seu trabalho, intitulado "Avaliação de antígenos micobacteriano para o diagnóstico de hanseníase", foi desenvolvido no Laboratório de Dermatologia e Imunologia da UFPA. Como prêmio, recebeu uma do livro “Biologia Celular e Molecular”, do "De Robertis".



       
            Neste último dia, também aconteceram palestras com egressos de nosso programa de Pós-Graduação. A primeira delas, ministrada pelo Dr. Sandro Gomes Soares, com o título "Desafios e obstáculos para o desenvolvimento de setor de biotecnologia no Brasil". (usp-rp), contou com o relato de sua experiência na área de empreendedorismo em biotecnologia, experiência esta adquirida desde quando, juntamente com sócios, fundou a empresa "Invent". Dr. Sandro falou das dificuldades em investir neste setor, o qual é mais desenvolvido no exterior, expondo quais barreiras devem ser superadas por aqueles que querem empreender. Esta palestra soou bastante interessante para aqueles que almejam seguir uma carreira na área de Imunologia, que não a acadêmica. A segunda palestra do dia foi proferida pela Professora Dra. Janaína de Oliveira Crispim da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e  tinha como título "Participação de células Th17 em transplante e câncer". Durante a apresentação, a Professora Janaína discorreu um pouco sobre  o papel das células Th17 em pacientes transplantados e no câncer cervical. De forma resumida, ela mostrou que em pacientes acometidos por rejeição aguda e crônica de transplantes renais, ocorre um aumento da produção de IL-17. Com relação ao Câncer Cervical, ocorre aumento da produção de IL-17 durante a fase inicial da doença.
       Bom, esse foi um breve relato dos principais acontecimentos desse VI Curso de Inverno em Imunologia. Esperamos que o curso tenha atendido às expectativas dos mais de 40 alunos selecionados dentre os centenas de alunos inscritos. Terminamos o curso certos de que muitos dos que por aqui passaram retornarão para se tornarem nossos colegas de pós-graduação. Sucesso a todos! 

Comissão Organizadora do VI Curso de Inverno em Imunologia


Post de Murilo Solano Dias - FMRP-IBA


Comente com o Facebook :

5 comentários:

  1. O Curso foi muito bom e tenho certeza que conseguimos despertar nos alunos um grande interesse pela nossa pós-graduação! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos que tiveram participação direta ou indireta na realização de mais um Curso de Inverno!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos alunos que se dedicaram para a realização do curso!! Com certeza foi muito proveitoso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os organizadores do curso!!
    São iniciativas como esta q colocam no caminho da excelência!

    abs,
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a todos os alunos!!!!! Acho realmente que essa iniciativa interessante porque atrai alunos e os incentivam nesse caminho da pesquisa científica.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: