BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Viva Ribeirão



Os estudantes de Ribeirão Preto me convidaram pra participar de um workshop que eles organizaram como parte final do Curso de Inverno em Imunologia. Pediram pra que eu desse duas palestras, uma sobre o meu trabalho e outra sobre um assunto de minha escolha. Fiquei muito animado em rever meus amigos e conhecer essa turma nova que acompanho no blog.  Já tinha até antecipado num post anterior que iria a Ribeirão, que andava sonhando com o chope do Pinguim, porque tinha andado por uns lugares very estoporentos recentemente. No ato me corrigiram, disseram que Ribeirão tem um clima senegales, e que refresco mesmo só o tal do chope do Pinguim. Pois, bem, só pra contrariar: estava frio quando cheguei. Ártico, coisa de 14C. Falei no primeiro dia  sobre o que o pessoal do meu laboratório esta fazendo em microbiota e cancer. Houve bastante interesse e participação. No último dia falei sobre um assunto que me interessa muito que é o falar em publico sobre resultados cientificos, assunto do meu primeiro post aqui no blog. Acho que o pessoal gostou tambem, mas foi meio “ensinar padre a rezar missa”, uma vez que eles apresentaram muito bem suas próprias palestras (ver abaixo).
Conclusão (aqui em alto e bom som): os meninos de Ribeirão são ótimos. Vi o que vi na China: interesse, vontade, brilho nos olhos. Gente falando a língua corrente, questionando, em dia com a literatura, com as técnicas modernas.  Vi mais de 50 apresentações.  Vi gente trabalhando em sepse, em inflamossoma, em Tregs, em microRNA, em Leishmania, em dengue, em  cancer, em bioinformatica. So não vi ninguém fazendo bicho, mas isso vai acabar rapidinho porque vamos trazer gente aqui pra aprender. Repito: todas apresentaçoes, todas, muito bem feitas. Muita gente aqui não faz igual. Não, não é  Yale, nem Harvard, mas é bem melhor que a Noruega, nossa prima tão recente...  Palmas pra eles, palmas pra João Santana, pra Fernando Cunha, pra Dario Zamboni e pro resto do corpo docente. 


Em Ribeirão encontrei Tiago Mineo, o nosso chefe do blog, e devo dizer que ao vivo ele é muito mais simpático do que parece no icone dele. Lá, ele parece estar possuido de uma vontade incomensurável de lhe dar uma mordida.  Tiago deu uma palestra muito boa sobre Toxoplasma e Neospora, e ao responder a uma pergunta, me veio com a uma estória que o parasito dá uma reboladinha...Acredite, só no Brasil.... Também estava la minha querida Cris Bonorino, simpatia 24/7, que me ensinou um ditado gaúcho ao qual me afeicionei imediatamente: “mais perdido que cuspe em procissão”. Pérola essa só comparavel a outra de João Santana, que ao discorrer sobre o saber de uma conhecida disse que “a tal fulana não sabia fazer o ó com uma xícara”...Ri muito com essas estórias.... Conheci muitas pessoas legais, algumas delas veteranas do blog:  Grace Kelly,  Panda, Renata, Fabiane, Vanessa, Ze Carlos, Vania, Gabi, Luciana, Manuela, Tiago, Cassia, Lais, Gabriela, Diego, pessoal que esta começando agora e que vai ser capa de revista (eu fotografei primeiro, aqui).  Tambem gostei muito de conhecer Gustavo Garlet e Silvia Boscardini, gente nova, gente finíssima, que está montando seus proprios grupos de pesquisa. Encontrei, raspando, meu querido Fernando Cunha, abracei Sergio Ferreira, e conheci Maria Fernanda e Ana, que fizeram tudo pra minha viagem ser perfeita. A todos eles e elas, meu sincero muito obrigado. Gostei demais, e quero voltar a Ribeirão, o que farei num instante, se chamado de novo. Por fim um abraço muito especial pra João, que além de botar o povo todo pra trabalhar, me levou de carro pros cantos, e pagou meu chope no Pinguim.

Comente com o Facebook :

22 comentários:

  1. Elyara- FMRP.IBA-USP25 de julho de 2012 às 00:24

    Mais um adorável post como sempre Prof...e vendo as fotos apertou a saudade desse pessoal...senti falta de estar por ai ajudando na organização e na festa (é claro) esse ano. Parabéns a todos vcs (comissão, professores, participantes) do workshop/curso de inverno do ano de 2012. NOs vemos em breve.

    ResponderExcluir
  2. Elyara- FMRP.IBA-USP25 de julho de 2012 às 00:38

    Btw, aqui em A2 é ótimo, mas não tem chopp do pinguim....

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post prof. Sérgio. Foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, e tenho certeza que os outros alunos da pós aqui de Ribeirão pensam o mesmo. Estava vendo as fotos, e vi que o passarinho da foto que você postou é um bem-te-vi.
    Abraço
    Diego

    ResponderExcluir
  4. Prof. Sérgio, fico contente que o senhor tenha gostado.
    Obrigado pelo interesse e entusiasmo desde nosso primeiro contato, quando lhe convidei para o Workshop, em nome da comissão organizadora. Foi muito interessante conhecer um pouco de seu trabalho e com certeza, em minha próxima apresentação vou pensar muito nos exemplos de como simplificar e elaborar bons slides.
    Foi um prazer.
    Até breve

    Abraços
    Thiago Malardo

    ResponderExcluir
  5. Olá Sérgio, ótimo post!
    Adoraria ter estado ai com a galera de Ribeirão, imagino que o Workshop foi excelente. Certamente, lá existe muita gente boa e ótimos trabalhos, como você viu.
    Parabéns a todos os organizadores, alunos, professores e a Ana.
    Pena que Ribeirão estava com um inverno, acredito eu, atípico. Se não tivesse você poderia ter aproveitado bem a ótima associação calor + chopp do pinguim, rs.

    Gostei muito das fotos, deu muitas saudades do pessoal de Ribeirão. Semana que vem saio daqui do povo de hong kong e vou para lá.
    Tudo de ótimo,
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sergio, parabéns pelo post. Certamente reflete também as minhas impressões do evento - ciência de alta qualidade, em uma quantidade absurda! Apesar de ser convidado para falar sobre o que fazemos aqui em Uberlândia, minha sensação é que aprendi mais do que repassei.

    Quanto aos parasitos que 'rebolam' (gliding motility), te diria que cada um encontra uma forma de se dar bem (evolutivamente falando)...

    Quanto a chefia deste espaço, acho que o nosso serviço (meu e da Cristina Caldas) é hoje meramente organizacional. Quem faz o blog brilhar são vocês, que escrevem mensalmente textos que nos fazem refletir, sorrir e, pq não, chorar (de emoção ou raiva, dependendo do contexto)! De qualquer forma, como um bom soldado, devo também enaltecer o Barral e João Santana, que nos venderam a idéia e nos aconselham rotineiramente sobre como melhorar.

    Um grande abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. Elyara, eu passei meia hora pra descobrir que A2 era Ann Arbor, veja a leseira..Certamente voce deve estar com Stev, Nick ou Cory. De um abraco neles por mim, e muito obrigado pelos comentarios.
    Diego, ficou mais que claro que eu nao faco o com a xicara em materia de passarinho... nem de um bem-te-vi eu dou conta...Thiago, muito obrigado!! Voces da comossao estao de parabens!
    Fabricio, bom escutar de voce rapaz! aproveite os ultimos dias em HongKong. Mas nao volte pra la!
    Tiago, abraco grande pra voce. Espero que voce tenha gostado dos retratos que mandei dos teus meninos...

    ResponderExcluir
  8. Sergio como sempre, um super post. Quero compartilhar com vc o prazer de ter sido convidada pro evento, Adorei o tempo que passei com os outros convidados, conhece-los melhor, conversar de ciencia e outras coisas, rever a turma de Ribeirao. Quanto aos trabalhos e os estudantes, que experiencia revigorante, ver essa turma apaixonada pelo que faz, e a qualidade dos trabalhos. Parabens aos organizadores e participantes, todos. Amei.

    E Sergio, na verdade a expressao gauchesca é cusco e não cuspe - cusco quer dizer cachorro em gauches - mas do jeito que voce falou ficou mais legal - eu daqui pra frente so vou falar cuspehehehe. Grande beijo, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris querida...Voce ve como sao as coisas...eu me lembro de vc falar em cachorro, e eu fiquei pensando que os gauchos tem umas expressoes raras, e que talvez em gauches cachorro fosse cuspe (em vez de cusco.....), ate pensei que talvez nos pampas cuspe fosse o melhor amigo do homem e tal.....
      e fiquei pensando que aquela seria uma expressao que ate um pernambucano entenderia, afinal, o que mais perdido pode existir que "cuspe" em procissao? funcionaria nos pampas e no nordeste...

      quero reservar um tempo na minha agenda pra aprender (e recombinar) esse gauchismos...
      beijo grande de volta par voce..

      Excluir
  9. Olá Sérgio!
    Muito legal o post!! Como o Diego falou, realmente foi um prazer conhecê-lo pessoalmente, em um evento tão legal como foi o Workshop.
    As fotos ficaram ótimas.
    Obrigada pela sua presença e contribuição maravilhosas.

    Manuela

    ResponderExcluir
  10. Novamente um post e tanto! me diverti lendo-o bem como nas suas 2 palestras do workshop! A última então vai estar sempre em mente daqui para frente... Obrigada pela lição. Volte sempre!! Adoramos! abraços

    ResponderExcluir
  11. Sérgio, me desculpe pelo esquecimento... eu (e toda a família) adoramos as fotos dos pequenos! Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  12. Sérgio, gostei muito do post por dois motivos: 1) por você ter conseguido nos passar toda a energia do evento em Ribeirão (entusiasmo e competência dos envolvidos) e 2) por finalmente eu ter visto o Tiago (trabalhamos juntos há dois anos e nunca nos encontramos).
    Parabéns a todos!
    Cris

    ResponderExcluir
  13. Sérgio, ficou uma curiosidade.. rs. Quem te ajudou com os nomes das pessoas das fotos? rsrs
    Pode ver que eu já estou fazendo uso da minha! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive uma ajuda valiosissima...Thais Herrero, que trabalha com Gabriela Bisson, está no meu lab...Ela me ajudou...Infelizmente nao pudemos identificar todo mundo..especialmente o pessoal do curso

      Excluir
    2. Ah, verdade. Agora tá explicado!
      Abç pra vcs!

      Excluir
  14. Pois é Manu. E ele não errou o nome de ninguém.....
    Muito bom post como sempre!!!!
    Foi um prazer conhece-lo!!!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  15. Grace, eu quero dizer uma coisa pra voce: Gostei muito do seu talk. Voce falou com muita paixao sobre o que voce esta fazendo. Paixao é uma condicao essencial pra fazer bem. Isso em tudo na vida.

    Outra coisa, escreva mais pro blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada e obrigada Sérgio. Após esse estímulo precisava voltar a escrever para o blog!!!!!!!! E voltei!!!!!

      Excluir
  16. Taí Sérgio e Cris... mudei minha imagem do perfil Blogger em homenagem a vocês....

    ResponderExcluir
  17. Pryscilla Fanini Wowk30 de julho de 2012 às 11:30

    Impossível não sentir saudades e ao mesmo tempo ser agradecida por ter vivenciado durante 7 anos essa ambiente da Imuno em Ribeirão!!!
    Pena que eu não peguei bons invernos por ai!!! Sempre sofri com o calor!!!

    Abraços carinhosos da Pry

    ResponderExcluir
  18. Muito bom pra matar saudade do pessoal, nessa reta final de volta para Ribeirao.
    As fotos, o post deram uma ideia do que perdi nesse workshop da imuno de 2012. Outros virão.
    Aqui em Boston esta quente este dias, até cairia bem um chopp do pinguim.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: