BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

domingo, 29 de julho de 2012

Uma experiência inesquecível



De volta ao blog, pensei em escrever algo sobre minha estadia de seis meses nos USA, no laboratório do Dr. Ricardo Gazzinelli na Universidade de Massachusetts (UMASS). Para uma natalense matuta, Não foi fácil chegar na fria Worcester- Massachusetts.  Lugar diferente, mas tinha o que eu procurava: laboratórios maravilhosos. Animais KOs, técnicas e materiais necessários disponíveis e, detalhe, sem demora. Ficava a maior parte do meu dia e noite no laboratório. Conheci muita gente que publica alto e cheguei a discutir meus experimentos com esse pessoal. Bom demais poder falar sobre suas ideias e resultados.

Os meus colegas indianos compartilhavam a madrugada no lab comigo. Conheci também muitos brasileiros, americanos, romenos, paquistaneses, chineses, iranianos....

A comida americana não foi fácil tolerar, mas sobrevivia com a culinária mexicana, indiana, árabe e chinesa. A lagosta, comida típica da região de Massachusetts, quando experimentei, também não gostei. Vinhos de boa qualidade e baratos era algo no mínimo apreciável. O café americano é difícil para quem gosta de um sabor mais forte.

Conheci Boston no congresso da Sociedade Americana de Imunologistas. Uma palestra marcante foi o da Kate Fitzgerald que demonstrou o mecanismo completo de ativação da caspase-11, regulado por TRIF e IFN do tipo I. Tal cascata de sinalização é ativada pelas bactérias gram-negativas. Esses resultados foram recentemente publicado na Cell (veja aqui).

Um dia antes de retornar ao Brasil, decidi ir a Boston novamente conhecer o museum of fine arts. Lugar inesquecível, onde tive a oportunidade de apreciar os quadros do Monett. Emocionante! No final da minha visita fui ao Public Garden. Apaixonante!

Estudantes como eu precisam usufruir de um estágio no exterior por diversos motivos: fazer experimentos que não podem ser feitos no Brasil, explorar uma nova cultura, treinar autonomia, conviver com outros pesquisadores...

No retorno minha mala só tinha presentes e reagentes. Amo o Brasil, mas minha experiência Americana foi arretada!

Post de Grace Kelly da Silva

Comente com o Facebook :

9 comentários:

  1. Como sempre um ótimo post, Grace. Parabéns!

    Laís

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Grace. Espero ter uma experiência assim em breve. Creio que seja de grande valia para a nossa formação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela narrativa Grace, dei muitas risadas com sua breve estória. E que bom que voltou, pois é mto estranho a imuno sem vc (e não to puxando o saco viu). Abraços

    ResponderExcluir
  4. Valeu Pessoal pela leitura!!!! Fico extremamente agradecida.

    ResponderExcluir
  5. Grace, parabéns pelo post!
    Realmente, estágios no exterior são uma grande vivência e experiência. E, pelo visto, você as teve. Você poderia escrever outros capítulos desta sua experiência inesquecível, ajudaria muito as "células naive" (como eu, rs) a saber para onde migrar e viver tais experiências. Tentarei contar as minhas em uma outra oportunidade.

    Tudo de ótimo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fabrício. Acho que vc tb deve tá tendo uma experiência inesquecível onde vc tá. Certamente essa te estimulará e irá te direcionar para as próximas escolhas....

      Excluir
  6. GK, também adorei o post, com exceção da 'natalense matuta', rs. Escreva sempre aqui! ;)

    ResponderExcluir
  7. adorei Grace, e adorei te conhecer, entao acho que essa deve ser a primeira de muitas experiencias no exterior. bj!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Cris ! Também foi um prazer conhece-la. Bj

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: