BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Lipídeos próprios, peroxissomos e células NKT!


Moléculas CD1d apresentam glicolipídeos e fosfolipídeos para uma subpopulação específica de células T chamadas de células T natural killer invariantes (NKT). Bom, a parte "invariante" diz respeito ao fato destas células supostamente possuírem um receptor de cadeia sempre invariável, o que tem se tornado cada vez mais foco de discussões em decorrência do surgimento de novas evidências que mostram que não seria bem assim. Mas, isto será tema de outro post mais pra frente! As células NKT são restritas em termos de quais lipídeos elas reconhecem, e tais lipídeos são considerados importantes para o seu desenvolvimento intratímico.

Já se sabe que o glicoesfingolipídeo lisossomal iGb3 é capaz de estimular células NKT de uma maneira dependente de CD1d. Além disso, camundongos deficientes para a enzimaβ­hexosaminidase b, a qual é responsável pela síntese de um precursor do iGb3, não possui células NKT.  Mas a questão chave, é se existe algum lipídeo natural que seleciona células NKT in vivo, e que seja essencial para o desenvolvimento destas células.

A identificação de lipídeos naturais que selecionam estas células NKT, in vivo, é ainda um assunto fervoroso.  Um novo estudo publicado recentemente na Nature Immunology mostrou que alguns fosfolipídeos específicos, produzidos nos peroxissomos, são responsáveis pelo desenvolvimento de uma porção significativa das populações de células NKT. O grupo que foi liderado pelo Dr. De Libero, isolou estes lipídeos e demonstrou sua apresentação por moléculas CD1d e a importância da GNPAT, uma enzima que gera tais lipídeos nos peroxissomos e sua ausência causa  muitos  defeitos biológicos específicos severos.
R Brutkiewicz & Alexander L Dent, 2012

Uma característica paradoxal das células NKT consiste na sua abilidade de reconhecer e responder à lipídeos próprios, e ao mesmo tempo ser capaz de regular a resposta imune contra patógenos e realizar a manutenção da tolerância ao próprio.

Este aspecto das células NKT indica que existe um controle preciso sobre a apresentação de lipídeos próprios por moléculas CD1d. Contudo, questões importantes como por exemplo como estas células são selecionadas no timo, e especificamente, se as células NKT são selecionadas por lipídeos próprios apresentados por CD1d nesta etapa, ainda estão abertas. Embora este tópico seja alvo de intensas pesquisas, a identificação de lipídeos ligantes específicos que promovam a seleção de células NKT no timo ainda não bem difíceis.

A descoberta de que os lipídeos monoacilglicerofosfatos dos peroxissomos são importantes ligantes naturais próprios apresentados pelas células NKT através de moléculas CD1d, permitirá um melhor entendimento do desenvolvimento intratímico das células NKT e da sua função na periferia.

Fica aqui a sugestão de leitura deste artigo bem interessante para quem gosta do tema!

Facciotti et al. Peroxisome-derived lipids are self antigens that stimulate invariant natural killer T cells in the thymus. Nat. Immunol. 13, 474–480 (2012).

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: