BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Journal Citation Reports, IF 2011 de algumas revistas "Open Access"

A mais recente edição do JCR foi publicada na semana passada.

A pesar de não parecerem ser mais citados os artigos publicados em revistas de livre acesso -será mesmo?-, e que tal vez a área das biológicas seja um pouco mais resistente a estas iniciativas, (os autores um pouco mais desconfiados ou tradicionalistas (...), e as revistas precisam de um bom tempo para demostrar que tem bons critérios e publicam pesquisas originais e relevantes), nesta ultima edição da JCR fica claro que algumas revistas das biológicas com livre acesso aos seus artigos, estão conseguindo um destaque importante. Diversos fatores contribuem para a difusão de revistas de livre acesso e sua aceitação nas comunidades ao redor do mundo. O Tiago publicou um post no ano passado aqui sobre as potenciais vantagens do sistema Open Access.

Para termos uma boa ideia do que será o futuro das publicações cientificas tal vez seja bom ver a evolução que as revistas da PLOS têm tido. A PLOS Medicine, está no quinto lugar na categoria Medicine. Na mesma categoria, a BMC Medicine ocupa o nono lugar com 6.35. Não é coincidência que as casas editoriais tradicionais (como Nature, Springer, ScienceDirect, etc) tenham entrado na onda do Open Access (à sua maneira cada uma, é claro).

Além da PLOS, no entanto, tem outras casas editoriais (muitas!) de Livre Acesso. Fiquei impressionado com o nível de IF alcançado por algumas revistas, e seu incremento em relação ao índice do ano passado (a Genome Biology, por exemplo, passou de 6.89 para 9.04 nesse ano. Passando da posição 17 para a 10, acima da PLOS Genetics. Acha citações para mudar de colocação!). Isso e só um exemplo de uma das casas editoriais do sistema Open Access. A Biomed Central tem o maior numero de revistas indexadas (117), bem mais do que a PLOS (7), e a Frontiers In (5, Falta esperar bastante ainda para ver o IF da Frontiers In Immunology).

Outro caso interessante é o da revista Retrovirology, que ocupa o nada desprezível quarto lugar na categoria Virology, com IF de 6.47 (e crescendo). Categoria, alias, na qual a Plos Pathogens ocupa o segundo lugar com IF de 9.12.

A revista Mediators of Inflammation da Hindawi, está no Q2 da categoria Immunology com IF de 3.263, aumentando consideravelmente desde o 2010 (quando estava com IF de 2.59). Esta revista parece estar tendo um destaque importante na categoria, pulando 35 lugares no ranking no ultimo ano!.

Então, se publicarmos nosso trabalho numa revista de Livre Acesso, ele será mais citado? Pode ser que dependa da subárea da pesquisa. Com certeza será mais lido. Vale a pena analisar. No final de contas, tem revistas novas ai para considerar. É claro que são diversos os fatores que influenciam na escolha da revista. Más, e vocês, vão mandar os seus manuscritos para uma revista de subscrição paga do mesmo IF?

Comente com o Facebook :

Um comentário:

  1. pois é... o fator de impacto da PLos fica diluido no numero de papers publicados. mas, como tem que pagar, em geral sao grupos relativamente bons que publicam. eles apostam nisso e na fama que a PLoS espalha que ali o que se publica pode nao ser super novo, mas é bem feito. E todos podem ler.

    agora, se vc tiver algo realmente novo, vc quer mais IF, né?

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: