BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Estresse - but in a good way


A resposta celular ao estrese é o sistema genético mais conservado que existe. Todas as celulas, de bacterianas a humanas, respondem ao estresse inibindo a síntese da maioria das proteinas e ativando um conjunto de de genes que codifica para as heat shock proteins, as Hsps. Além de prevenir a apoptose, essas proteínas reparam diferentes rotas danificadas pelo estresse. Elas estão ligadas ao controle do cancer do desenvolvimento celular.

Apesar de essas proteinas Hsps serem altamente conservadas, elas possuem diferentes funções nas respostas imunes. Primeiramente identificadas como antígenos em diferentes infecções, as Hsps parecem modular tanto respostas inatas como adaptativas. Tudo isso gerando uma controvérsia danada.

Pois ano que vem os brasileiros terão a oportunidade de aprender com alguns dos fundadores deste campo os mecanismos celulares de resposta ao estresse, e também acompanhar de perto o debate sobre Hsps imunoativadoras versus imunossupressoras.

Em Porto Alegre sediaremos o IX Workshop da Biologia das Respostas ao Estresse - veja o link no final do post. No primeiro dia, membros da Cell Stress Society do mundo inteiro lecionarão um curso sobre a a Biology of Stress Responses. O curso é voltado para estudantes de todas as áreas e níveis - veja a aba course.

Nos outros dois dias, um programa que está sendo montado congregará principalmente brasileiros e latinoamericanos das mais diversas áreas da biologia do estresse celular. As mesas redondas terão sempre um pesquisador estrangeiro representativo da área, mas a mesa deve servir como um foro pra apresentar as pesquisas em estresse celular realizadas por aqui. Para quem é novo neste campo, é uma grande orportunidade de aprender. Para quem já trabalha na área, uma grande chance de estabelecer novas colaborações.

Não percam, e cuidem periodicamente o site pois a CSSI vai dar inscrições e auxîlio viagem, além de membership de graça para alguns alunos. A gente se ve em Porto Alegre!

http://workshopcellstress2012.blogspot.com/

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Muito Legal a iniciativa da CSSI de fazer o Workshop aqui no Brasil e de tentar aproximar os pesquisadores aqui da América Latina.

    Porto Alegre espera vocês pessoal!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente post, Cris!
    Quem puder, ajude a divulgar o IX Workshop da Biologia das Respostas ao Estresse .
    Esperamos vocês.

    ResponderExcluir
  3. Ver toda essa gente junta, em um único evento é fantástico. Não dá para perder. Será incrível, para todos aqueles que gostam de estudar as implicações do Stress celular bem como para aqueles que querem aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir
  4. Excelente a iniciativa da CSSI em realizar esse evento no Brasil. Estão convidados a vir para Porto Alegre interagir e aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: