O lipopeptideo protéico recombinante Pam3Cys (Tripalmitoyl-S-glyceryl Cysteine) vem sendo reportado como importante agonista do TLR2 com ação profilática e terapêutica em tumores (Buskas et al., 2009; Zeng et al., 2002). O Pam3Cys é hábil em estimular a proliferação de células T e a produção de INF-g intensificando a resposta imunológica do paciente (Sieling et al., 2003).
Em estudo recente, Shakya et al 2011 demonstraram o papel do Pam3Cys em associação com o fármaco leishmanicida, Miltefosina, no tratamento da leishmaniose visceral (LV). Neste estudo os resultados revelaram que macrófagos e camundongos tratados com Pam3Cys antes da infecção por L. donovani apresentaram redução na parasitemia. Essa redução foi intensificada quando o pré-tratamento com Pam3cys foi associado ao tratamento com baixas doses de Miltefosina (Figura 2), sugerindo que o efeito profilático deste agonista de TRL pode estar associado ao aumento na eficácia terapêutica. No entanto, não ficou claro qual seria a contribuição do Pam3cys no tratamento da LV sendo administrado somente após infecção.
Sem dúvida, este trabalho abre novas perspectivas na profilaxia e talvez no tratamento da LV, uma doença negligenciada que tem como agravante a terapêutica limitada em relação à eficácia, custo, esquemas de tratamento e toxixidade. Esta abordagem terapêutica pode também ser importante para parasitas resistentes ao tratamento convencional. Vamos esperar que funcione também a administração do Pam3Cys após a infecção.
Figura 1 – Receptor Toll-like.
Adaptado do Nature Reviews Immunology.
Figura do artigo de Shakya et al 2011.
Doutorandas Priscila Lima, Fabricia Alvisi e Mestranda Micheli Luize
Roque, Priscila, Fabricia e Micheli,
ResponderExcluirtemos resultados semelhantes com o protozoário Neospora caninum! O Pam3 funciona mesmo como adjuvante. Esperamos publicar o paper em breve...
Abraços, Tiago.
Caro Tiago,
ResponderExcluirRealmente, os resultados são interessantes e como será a ação adjuvante do PAM3 em outros modelos de leishmaniose visceral.
Roque