BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Uma taça de vinho para diminuir a inflamação sistêmica

Resveratrol é um composto derivado de plantas, possui atividade anti-inflamatória e propriedades imuno-regulatórias e o mais importante está presente no vinho tinto!  Afeta o metabolismo energético e a função mitocondrial e serve como um componente que restringe as calorias, como observado em modelos animais de obesidade. Silvie Timmers e colaboradores (Nov de 2011, Cell Metabolism, Vol 4,612-622)  trataram 11 homens saudáveis, obesos com placebo ou com 150 mg/dia de resveratrol (resVida) por 30 dias, em um estudo randomizado e duplo cego. Resveratrol reduziu significantemente a taxa metabólica durante o sono e em estado de repouso. No músculo, resveratrol ativou AMPK, aumentou os níveis das proteínas SIRT-1 e PGC-1a, aumentou também a atividade da citrato sintase sem mudança no conteúdo mitocondrial e melhorou a respiração mitocondrial muscular em um substrato derivado de ácidos graxos. Além disso, o resveratrol elevou os níveis lipídicos intramiocelulares e diminuiu o conteúdo lipídico intra-hepático, glicose circulante, triglicérides, alanina-aminotransferase (ALT) e marcadores inflamatórios. A pressão sistólica caiu  e o índice HOMA (cálculo para estimar a resistência à insulina) melhorou após o tratamento com o resveratrol.  No estado pós-prandial, a lipólise tecidual  e os ácidos graxos plasmáticos vem como o glicerol diminuíram. Assim , os autores concluem que 30 dias de suplementação com resveratrol induz mudanças metabólicas em seres humanos obesos, mimetizando os efeitos da restrição calórica.

A quantidade desta substância é relativamente baixa  nos vinhos tintos e sucos de uva. Em um estudo de 2005,Cláudia Sautter et AL.( Determinação de resveratrol em sucos de uva no Brasil, Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.25 no.3 Campinas July/Sept. 2005) mostrou a concentração de 0.19mg/L a 0.90mg/L em todos os sucos de uva analisados, o que significa que para serem atingidos os efeitos observados nos estudos, serão necessárias muitas TACas de vinho! Saúde!!

Silvie Timmers128, Ellen Konings28, Lena Bilet2, Riekelt H. Houtkooper5, Tineke van de Weijer2, Gijs H. Goossens2, Joris Hoeks2, Sophie van der Krieken2, Dongryeol Ryu5, Sander Kersten6, Esther Moonen-Kornips2, Matthijs K.C. Hesselink3, Iris Kunz7, Vera B. Schrauwen-Hinderling4, Ellen E. Blaak2, Johan Auwerx5, Patrick Schrauwen12, Calorie Restriction-like Effects of 30 Days of Resveratrol Supplementation on Energy Metabolism and Metabolic Profile in Obese Humans  Cell metabolism Volume 14, Issue 5, 2 November 2011, Pages 612-622.

 

Cláudia Sautter et al. Determinação de resveratrol em sucos de uva no Brasil, Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.25 no.3 Campinas July/Sept. 2005

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh, só no vinho tinto? Rose e branco não entram nessa lista não??? Preciso mudar de safra, hehehehe.

    ResponderExcluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: