Na última
quarta-feira (26/08/2015) foram iniciadas as atividades do segundo semestre de
2015 do Projeto Jovem Imunologista da USP/RP na Escola Estadual Walter
Ferreira.
O intuito do
primeiro encontro foi proporcionar aos alunos do 1º ano do ensino médio um
contato inicial com a Imunologia e também aproximar a ciência do cotidiano do
aluno, estimulando o interesse pelo pensamento científico.
A atividade foi iniciada
com a seguinte questão: “O que é o sistema imunológico e para que serve? ”
Surgiram diversas respostas, sendo uma: “Proteger contra doenças, oras! ” Essa
discussão despertou diversas perguntas sobre a presença de micro-organismos em
nosso ambiente, e, para demonstrar que não vivemos num ambiente estéril foram
apresentadas placas de cultura de bactérias coletadas em locais de circulação
comum; como banheiro, maçaneta da porta, celular e teclado de computador. Os
alunos ficaram surpresos com a quantidade de bactérias presentes no ambiente e
questionaram: “Se vivemos num ambiente tão contaminado, como não ficamos
doentes o tempo todo?” Nesse momento, o conceito de micro-organismo patogênico,
não patogênico e barreiras presentes no nosso organismo foram introduzidos. Em
seguida foi exemplificada uma forma de superação dessas barreiras por tais
micróbios, demonstrada com uma divertida encenação.
A estrela do
teatro foi Dona Maria, uma “dona de lar” muito desastrada que sofre um corte no
dedo da mão enquanto faz uma faxina. Dona Maria continua seus afazeres
domésticos, não dando muita atenção ao ferimento, mas alguns dias depois
adoece, apresentando sintomas de febre, aumento dos gânglios axilares, inchaço,
dor e vermelhidão no dedo, etc. Ela então procura um médico do SUS, que
solicita um hemograma. Muito curiosa, ao ter seu sangue colhido, Dona Maria pergunta
à Biomédica sobre como o exame funciona e como ela pode entender o resultado. A
biomédica, então, fornece informações sobre as células do sangue importantes
para proteção contra micro-organismos, os leucócitos, sua diferentes formas e
funções, explicando o conceito de fagocitose, maneira como tais células
eliminam micro-organismos através da sua ingestão e destruição. Após a
explicação, os alunos olharam cada um dos subtipos celulares de leucócitos apresentados
nos microscópios.
Foi ainda explicado
que as células locais precisam de ajuda para eliminar os micro-organismos,
assim enviam mensagens pela corrente sanguínea que sinalizam para novas células
migrarem para o sítio de infecção para ajudar. Por fim, Dona Maria retornou ao
consultório médico com seu hemograma e o médico ensinou a sempre curiosa Dona
Maria e os alunos como interpretar um hemograma.
A última etapa da
atividade foi um jogo de perguntas e respostas, onde os alunos foram divididos
em grupos e os principais conceitos da aula foram questionados. A participação dos alunos foi intensa e foi
possível perceber que a maior parte reteve o conteúdo ensinado!!! Antes de
saírem da sala de aula os alunos receberam um texto sobre o assunto tratado no
dia, o qual continha uma “cruzadinha do sistema imunológico”, de forma a
resgatar os pontos mais importantes abordados.
Novidades, vídeos
e imagens sobre o Projeto Jovem Imunologista podem ser acompanhadas pela página
https://www.facebook.com/Jovemimunologista
Esse projeto envolve alunos de
graduação, pós-graduação e professores do Campus da USP de Ribeirão Preto que
levam imunologia de forma descomplicada para alunos do ensino médio.
Post de Thaís Arns (doutoranda - FMRP-USP/IBA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário