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domingo, 29 de setembro de 2013

Imunologia nas escolas – USP/RP - Segundo encontro: Tema INFLAMAÇÃO



No mês passado, anunciamos aqui no Blog da SBI o nascimento do Projeto Imunologia nas Escolas da USP/RP desenvolvido por alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e relatamos sobre a primeira atividade realizada em Agosto, na qual demonstramos  aos alunos o que é imunologia e qual a importância do sistema imunológico e de seus principais constituintes.
Dando continuidade às atividades mensais programadas, no dia 16/09/13 ocorreu o segundo encontro na escola E.E. Otoniel Motta, no qual abordamos o tema Inflamação. Logo no início tentamos estabelecer um ambiente descontraído e informal para que os alunos ficassem à vontade e com total liberdade para interromper, perguntar, acrescentar e até mesmo contar algo.
A dinâmica utilizada pelo grupo para abordagem do tema constituiu-se de 2 etapas. Inicialmente, uma aula teórica expositiva dialogada, na qual conceitos básicos sobre inflamação foram abordados, discutimos por exemplo, o que é inflamação, o que a causa, quais as células envolvidas e os 5 sinais clássicos: Vermelhidão, Calor, Edema, Dor e Perda de função. Como exemplo de inflamação utilizamos a acne, tão comum na realidade de muitos adolescentes. Também falamos sobre a fagocitose. Durante a apresentação da aula algumas pausas foram feitas para ilustração prática de determinados pontos. Utilizamos o recurso do microscópio óptico para demonstrar a formação dos pseudópodes dos macrófagos, e também para a visualização dos mastócitos, células importantes no contexto inflamatório.
A segunda etapa da nossa atividade contou com uma parte bastante divertida e lúdica. Nós utilizamos a dramatização para introduzirmos o conceito de antibiótico, utilizando como exemplo a descoberta da penicilina por Alexander Fleming e para fornecermos uma visão geral do processo inflamatório.
Destacando a Inflamação, construímos um cenário composto pelo vaso sanguíneo e seus constituintes: glóbulo vermelho, plasma e glóbulos brancos (neutrófilo) e o tecido sendo representado  pelo mastócito, macrófago e célula nervosa. Ainda tinha a D. Bactéria, que iniciou a estória causando infecção e resposta inflamatória. Pedimos que os alunos participassem do teatro interpretando o plasma, o glóbulo vermelho e a célula endotelial. Outros alunos participaram durante a apresentação levantando placas que especificavam um dos cinco sinais da inflamação: por exemplo, quando o plasma extravasou do vaso para o tecido o aluno que estava com a placa INCHAÇO/EDEMA tinha que levantá-la. E foi super legal, o interesse dos alunos foi emocionante! Durante a atividade, as questões foram surgindo e nos surpreendendo. E como foi gratificante, a participação dos alunos foi sensacional!
Como balanço geral, nesta segunda atividade de Setembro saímos muito satisfeitos e empolgados. O saldo foi positivo, ficamos muito felizes e motivados com o interesse e a participação dos alunos, e esperamos que nossa modesta experiência possa despertar curiosidade nesses jovens e contribuir para uma educação criativa e instigante.

Parte da Equipe: Composta por professores, alunos da pós e da graduação.

Imunologia nas Escolas USP - Ribeirão Preto
Coordenadores do Projeto:
Profa. Dra. Beatriz R. Ferreira - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)
Profa. Dra. Fabiani Gai Frantz - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Profa. Dra. Vanessa Carregaro Pereira - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Profa. Dra. Vânia L. Deperon Bonato - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)

Equipe da segunda atividade (mês de setembro):
Gisele Locachevic (Doutoranda - FMRP-IBA)
Juliana Toller-Kawahisa (Doutoranda - FMRP-IBA)
Naiara Dejani (Doutoranda - FMRP-IBA)
Micássio Andrade (Doutorando - FMRP-IBA)
Bruna S. Kazitani (Graduanda -  EERP)
Estela R. Cardoso (Graduanda - FCFRP)
Jéssica Alves (Graduanda - EERP)
Jéssica K. Barbosa (Graduanda - EERP)
João Uliana (Graduando - FCFRP)

Post de Gisele Locachevic, Juliana Toller-Kawahisa, Naiara Dejani e Micássio Andrade (FMRP-IBA).

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4 comentários:

  1. Pocha, um super "projeto de extensão"...parabéns gente!

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  2. O grupo tá fervendo... Parabéns pessoal!!!

    Bia Ferreira

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  3. Parabéns pessoal. Olha só um dia talvez a gente tenha uma revista imunologia nas escolas. Essa iniciativa já existe na genética, onde trabalhei por um tempo. A revista existe desde 2006, se não me engano. Lá é possível publicar textos didáticos e outras coisas.

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  4. Parece uma excelente ideia!!!
    Bia Ferreira

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