No mês
passado, anunciamos aqui no Blog da SBI o nascimento do Projeto Imunologia nas
Escolas da USP/RP desenvolvido por alunos e professores do Programa de
Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada e de graduação da Faculdade de
Ciências Farmacêuticas e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e relatamos
sobre a primeira atividade realizada em Agosto, na qual demonstramos aos alunos o que é imunologia e qual a
importância do sistema imunológico e de seus principais constituintes.
Dando
continuidade às atividades mensais programadas, no dia 16/09/13 ocorreu o
segundo encontro na escola E.E. Otoniel Motta, no qual abordamos o tema Inflamação. Logo no início tentamos
estabelecer um ambiente descontraído e informal para que os alunos ficassem à
vontade e com total liberdade para interromper, perguntar, acrescentar e até mesmo
contar algo.
A dinâmica utilizada
pelo grupo para abordagem do tema constituiu-se de 2 etapas. Inicialmente, uma
aula teórica expositiva dialogada, na qual conceitos básicos sobre inflamação foram abordados, discutimos por exemplo, o que é
inflamação, o que a causa, quais as células envolvidas e os 5 sinais clássicos:
Vermelhidão, Calor, Edema, Dor e Perda
de função. Como exemplo de inflamação utilizamos a acne, tão comum na realidade de muitos adolescentes. Também falamos sobre a fagocitose. Durante a
apresentação da aula algumas pausas foram feitas para ilustração prática de
determinados pontos. Utilizamos o recurso do microscópio óptico para demonstrar
a formação dos pseudópodes dos macrófagos, e também para a visualização dos
mastócitos, células importantes no contexto inflamatório.
A segunda etapa da nossa atividade contou com uma parte bastante divertida
e lúdica. Nós utilizamos a dramatização
para introduzirmos o conceito de antibiótico, utilizando como exemplo a
descoberta da penicilina por Alexander Fleming e para fornecermos uma visão geral
do processo inflamatório.
Destacando a Inflamação, construímos um
cenário composto pelo vaso sanguíneo e seus constituintes: glóbulo vermelho,
plasma e glóbulos brancos (neutrófilo) e o tecido sendo representado pelo mastócito, macrófago e célula nervosa. Ainda
tinha a D. Bactéria, que iniciou a estória causando infecção e resposta
inflamatória. Pedimos que os alunos participassem do teatro interpretando o
plasma, o glóbulo vermelho e a célula endotelial. Outros alunos participaram
durante a apresentação levantando placas que especificavam um dos cinco sinais
da inflamação: por exemplo, quando o plasma extravasou do vaso para o tecido o
aluno que estava com a placa INCHAÇO/EDEMA tinha que levantá-la. E foi super
legal, o interesse dos alunos foi emocionante! Durante a atividade,
as questões foram surgindo e nos surpreendendo. E como foi gratificante, a
participação dos alunos foi sensacional!
Como balanço geral, nesta segunda atividade de Setembro saímos muito
satisfeitos e empolgados. O saldo foi positivo, ficamos muito felizes e
motivados com o interesse e a participação dos alunos, e esperamos que nossa
modesta experiência possa despertar curiosidade nesses jovens e contribuir para
uma educação criativa e instigante.
Parte
da Equipe: Composta por professores, alunos da pós e da graduação.
Imunologia nas Escolas
USP - Ribeirão Preto
Coordenadores do
Projeto:
Profa. Dra. Beatriz R.
Ferreira - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)
Profa. Dra. Fabiani Gai
Frantz - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Profa. Dra. Vanessa
Carregaro Pereira - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Profa. Dra. Vânia L. Deperon
Bonato - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)
Equipe da segunda
atividade (mês de setembro):
Gisele Locachevic
(Doutoranda - FMRP-IBA)
Juliana Toller-Kawahisa
(Doutoranda - FMRP-IBA)
Naiara Dejani (Doutoranda
- FMRP-IBA)
Micássio Andrade (Doutorando
- FMRP-IBA)
Bruna S. Kazitani (Graduanda
- EERP)
Estela R. Cardoso
(Graduanda - FCFRP)
Jéssica Alves (Graduanda
- EERP)
Jéssica K. Barbosa (Graduanda
- EERP)
João Uliana (Graduando -
FCFRP)
Post de Gisele
Locachevic, Juliana Toller-Kawahisa, Naiara Dejani e Micássio Andrade
(FMRP-IBA).
Pocha, um super "projeto de extensão"...parabéns gente!
ResponderExcluirO grupo tá fervendo... Parabéns pessoal!!!
ResponderExcluirBia Ferreira
Parabéns pessoal. Olha só um dia talvez a gente tenha uma revista imunologia nas escolas. Essa iniciativa já existe na genética, onde trabalhei por um tempo. A revista existe desde 2006, se não me engano. Lá é possível publicar textos didáticos e outras coisas.
ResponderExcluirParece uma excelente ideia!!!
ResponderExcluirBia Ferreira