BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Open Access... compensa?


Fonte:
PLoS Blogs


De férias, com o pé na areia - Caros, li a mensagem acima a algumas semanas atrás. Achei no mínimo curiosa, uma vez que notei um certo tom irônico no recado (por mais que o conteúdo seja bem direto).

A mensagem também me despertou uma dúvida - o 'Open Access' compensa?

Se levarmos a idéia ao pé da letra, acredito que não há muitas dúvidas sobre seus benefícios diretos - principalmente se levarmos em conta o aumento virtiginoso da disseminação do conhecimento científico contido em tais artigos.

Contudo, devemos também lembrar que os journals puramente 'abertos' geralmente cobram altas taxas para a publicação dos manuscritos aceitos, o que pode levar a uma elitização ainda maior das publicações.

Não quero aqui retomar a discussão sobre melhores oportunidades em diferentes países e/ou instituições, mas sabemos que para se publicar em revistas de alto impacto, há necessidade de altos investimentos, os quais infelizmente não estão disponíveis para todos.

Resolvi então analisar tal fenômeno na Imunologia. Fiz um levantamento sobre alguns artigos que tem impacto conceitual sobre a disciplina e como estes estão sendo publicados. Para a minha surpresa, a grande maioria dos mesmos está sendo disponibilizado de forma livre para acessos pela internet.

Sendo assim, tirei duas conclusões:
1. O 'Open Access' compensa demais para a comunidade (O óbvio ululante, como diria Nelson Rodrigues);

2. Este tipo de publicação deve compensar também para as editoras, pois este pessoal não 'dá ponto sem nó' (como diria a minha vó);


E para o pesquisador, compensa mais esta despesa? Sei que as editoras tem uma política de dispensa ou abatimento das taxas para aqueles que declaram que não podem pagar... contudo este fato ainda precisa ser melhor equalizado, na minha opinião.

E para você amigo blogueiro, o que você prefere: ler artigos liberados e pagar (muito mais) para publicar? Ou ler artigos dentro das instituições de ensino e pesquisa, sendo liberados das despesas para as suas publicações?

Seguem abaixo algumas referências recentemente publicadas que consultei:

Immunity:
Two-Stage Cooperative T Cell Receptor-Peptide Major Histocompatibility Complex-CD8 Trimolecular Interactions Amplify Antigen Discrimination

Nature Immunology:
Mouse CCL8, a CCR8 agonist, promotes atopic dermatitis by recruiting IL-5+ TH2 cells

Immunology and Cell Biology:
Naïve blood monocytes suppress T-cell function. A possible mechanism for protection from autoimmunity

PLoS Pathogens:
Selective C-Rel Activation via Malt1 Controls Anti-Fungal TH-17 Immunity by Dectin-1 and Dectin-2

Abraços a todos, Tiago.


Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: