BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

HIV na África do Sul


Medicina tradicional no Mai-Mai Market


JOHANNESBURGO – de férias na África do Sul, fui no famoso Mai-Mai Market, um mercado de curandeiros no centro da cidade. Conversando com uma curandeira local, com o corpo inteiro pintado de cor de terra, descobri que lá eles “curam de tudo, menos HIV”.

O que me fez pensar que nunca é demais lembrar algumas estatísticas sobre o estado do HIV na África do sul, o país com o maior número de infectados:

- Apesar de relativamente rico (especialmente se comparado com os países vizinhos), a África do Sul tem uma das maiores prevalências de HIV no mundo - 16.9% da população de 15 a 49 anos (chegando a quase 30% da população entre 30 e 34 anos)

- Estima-se que 5.7 milhões de Sul-Africanos eram HIV-positivas em 2009, e que 250 mil morreram de AIDS em 2008.

- 30.2% das mulheres testadas em clínicas de atenção pré-natal são HIV-positivas, e 70 mil crianças nascem com HIV todos os anos.

- Apesar de ter o maior programa de acesso a antirretrovirais do mundo, apenas 28% da população que necessita de tratamento o recebe. Isso se deve em parte ao chamado “HIV denialism”, a crença de que o HIV não é a causa da AIDS, muito comum inclusive entre os políticos daqui. A situação em termos de tratamento é ainda pior nos vizinhos mais pobres da África do Sul, mostrando o quanto seria importante desenvolvermos uma vacina efetiva.

Como imunologistas, acho essencial que nao esqueçamos tais estatísticas, e que lembremos que, apesar de estarmos em uma posição privilegiada em se tratando de estudar a infecção pelo HIV, na prática a imunologia tem contribuido relativamente pouco para encontrar soluções para esse mal.

Ou seja, mãos à obra que o desafio é imenso.


(As estatísticas acima, além de muitas outras, estão disponíveis no site http://www.avert.org/aidssouthafrica.htm)

Comente com o Facebook :

4 comentários:

  1. Qual a principal razão da expansão da doença nesse continente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A população do continente africano fazia muito sexo, por isso o índice de pessoas contaminadas cresceram.
      Espero ter te ajudado!!!

      Excluir
  2. quais são as causas do HIV ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
      Espero ter te ajudado!!!!!

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: