Uberlândia (Parabéns aos estudantes pelo seu dia!) - Recentemente, estava navegando na internet e me deparei com uma deliciosa receita de sobremesa, com bananas grelhadas e calda de limão. Contudo, o que mais me chamou a atenção foi o texto relacionado a receita – esta sobremesa seria benéfica ao sistema imune, principalmente por conter a vitamina B5.
Fiquei intrigado pelo tema e resolvi procurar algumas informações relacionadas. Resumidamente, encontrei em minha breve busca que a vitamina B5 (ácido pantotênico) é essencial para a formação da Coenzima A que, conjugado a um grupo acetil (Acetil-CoA), tem a propriedade de aumentar os níveis intracelulares de glutationa, que por sua vez protege as células do estresse oxidativo. Também vincula-se a coenzima A a produção de anticorpos.
Essa leitura me deixou a impressão que os imunologistas de países em desenvolvimento deveriam investir mais em estudos relacionados a nutrição e imunidade. Trata-se de uma forma eficaz e acessível de manutenção da sanidade populacional e prevenção de doenças, sendo facilmente revertido para a população por meio de programas educacionais.
E você, caro blogueiro, qual a sua opinião?
PS.: A receita segue abaixo, para aqueles que ficaram curiosos.
É interessante perceber que o nosso corpo não é formado de unidades isoladas, mas que uma ação simples pode beneficiar diversas partes do corpo com um todo.
ResponderExcluirSem esquecer quao rica é a composição de uma simples banana, rica em potássio, além de manter o nível de serotonina alto, por causa da presença de triptofano, aminoácido precursor desse hormonio, entre vários outros beneficios. Nao vou nem falar do limao e da hortelã...
ResponderExcluirJoao Paulo M Carmo