BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Narcolepsia e Imunologia?


A narcolepsia é um distúrbio do sono caracterizado por sonolência diurna excessiva, cataplexia e anormalidades do sono REM. Os pacientes apresentam, durante o dia, episódios incontroláveis e recorrentes de sonolência que podem durar de 15 minutos a 1 hora. A cataplexia consiste em uma atonia muscular súbita em que o indivíduo, apesar de consciente, não é capaz de se mover ou mesmo falar. Os ataques de cataplexia são geralmente breves e desencadeados por uma reação emocional forte, como medo ou raiva.
O distúrbio parece ser causado por uma drástica redução de neurônios hipotalâmicos que produzem um neuropeptídeo chamado hipocretina (orexina).
Mas qual seria a relação entre narcolepsia e imunologia? Surpreendentemente, já havia sido demonstrado que há uma associação muito forte entre a ocorrência deste distúrbio e determinados genes que codificam moléculas do HLA. Em especial, verificou-se que cerca de 95% dos pacientes acometidos por narcolepsia com cataplexia carregam o alelo HLA-DQB1*0602. A partir daí surgiram os primeiros indícios de que uma resposta autoimune poderia estar por trás da redução dos tais neurônios hipotalâmicos. Contudo, apesar de alguns esforços, ainda não havia pistas de eventuais alvos desta resposta autoimune. Recentemente a hipótese de que a narcolepsia é mesmo uma doença autoimune ganhou nova força. Descobriu-se que alguns pacientes com narcolepsia possuem altos títulos de anticorpos específicos para Trib2 (Tribbles homolog 2), o qual já havia sido identificado como autoantígeno em uveíte autoimune. Curiosamente, os neurônios hipotalâmicos que produzem hipocretina expressam também Trib2 de maneira abundante. Por fim, as análises demonstraram que os anticorpos específicos para Trib2 presentes no soro dos pacientes com narcolepsia eram capazes de reconhecer cerca de 86% dos neurônios positivos para hipocretina no hipotálamo de camundongos.
Narcolepsia como doença autoimune, alguém já tinha imaginado algo assim?

Referência:

Cvetkovic-Lopes, V. et al. Elevated Tribbles homolog 2 specific antibody levels in narcolepsy patients. J. Clin. Invest. 120, 713–719 (2010).

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: