Desde maio algumas noticias vêem sendo veiculadas sobre a implementação de uma “fabrica de camundongos transgênicos” no Brasil. O link abaixo traz algumas questões sobre como funcionará este laboratório nacional e de que forma grupos de pesquisa no Brasil poderiam encomendar a produção de camundongos nocaute de seu interesse sem a necessidade e a demora dos tramites de importação/exportação. Difícil de acreditar? Segundo a matéria ainda estão sendo discutidos os desdobramentos políticos necessários e os entraves jurídicos que estão retardando a realização desse projeto. Porém uma verba significativa foi pré aprovada e entusiasmo por parte dos coordenadores do projeto é o que não falta. Será que dá para acreditar ou parece promessa de campanha em ano eleitoral?
Por Jonilson Berlink Lima, Doutorando, FMRP/USP.
Será que isto vai realmente sair do papel? Caso realmente aconteça, será uma grande fonte de ferramentas para a imunologia brasileira.
ResponderExcluirEspero bastante que esta iniciativa se materialize e funcione bem.
ResponderExcluirPermanece a pergunta, se não temos um produtor em larga escala dos camundongos tradicionais, conseguiremos passar diretamente para os transgênicos?