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quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Quais as suas idéias para melhorar a educação em ciências?

Creio que todos concordam que o ensino de ciências no Brasil não é bom. O que poderia ser feito para melhorá-lo? O que pensam das medidas abaixo?
  1. Tornar as universidades mais responsáveis pelo ensino de ciências básicas e matemática que ensinam aos alunos de graduação;
  2. Fazer pequenos vídeos sobre cientistas contemporâneos e usá-los nas aulas para mostrar o tipo de problemas que os cientistas resolvem;
  3. Dar boas condições financeiras e apoio para que os cientistas interessados no ensino secundário tenham suporte parecido ao das universidades;
  4. Criar oportunidades para estimular os jovens a entender como a matemática e as ciências se conectam com o mundo real;
  5. Para formar a nova geração de cientistas é necessário ensinar a lição mais importante: a ciência precisa de imersão;
  6. Trazer os estudantes de pós-graduação de ciências e matemática para ensinar na escola secundária;
  7. Criar um dia por semana dedicado à invenção na escola primária e secundária;
  8. Oferecer estágios para alunos da escola secundária nos laboratórios de pesquisa, como na iniciação científica junior;
  9. Tornar a invenção e a criatividade o foco principal dos cursos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;
  10. Fazer com as famílias apreciem a ciência.

Estas são idéias apresentadas no artigo Ideas for Improving Science Education publicado no New York Times de 2 de setembro de 2013 (aqui).
Notem que o problema da educação científica é uma preocupação não somente aqui no Brasil e mesmo países com grande cultura científica estão interessados em melhorá-lo.
O artigo tem outras propostas e merece ser lido com atenção. Contudo nenhuma das idéias isoladamente resolverá o problema. Precisamos uma combinação de muitas 
Veja abaixo que fez as sugestões acima. 

  1. Carl E. Wieman - Nobel laureate in physics; former associate director, White House Office of Science and Technology Policy;
  2. Catherine Drennan - Professor of chemistry and biology, Massachusetts Institute of Technology;
  3. Alan Leshner - Chief executive officer, American Association for the Advancement of Science;
  4. Freeman Hrabowski III - Mathematician; president, University of Maryland, Baltimore County;
  5. Elizabeth Blackburn - Nobel laureate in medicine; biochemist, University of California, San Francisco;
  6. Rita Colwell - Cholera researcher, former director, National Science Foundation;
  7. Paulo Blikstein - Director, Transformative Learning Technologies Laboratory, School of Education, Stanford University;
  8. Michael Summers - Biochemist; Howard Hughes Medical Investigator, University of Maryland, Baltimore County;
  9. Salman Khan - Founder, Khan Academy, which offers free online courses;
  10. Mariette DiChristina - Editor in chief, Scientific American.

Figura vista aqui.

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