BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Th9 e Patogênese


Embora a existência de linfócitos Th9 ainda seja questionada por vários pesquisadores, está claro que existe uma população de linfócitos Th que produz IL-9, mas produz IL-4. Ou seja, células que perderam o direto do nobre título de Th2. Além de células Th9 e Th2, as células Th17 também produzem IL-9 em algumas situações. O perfil Th9 depende de IL-4 e TGFbeta para ser gerado e está associado ao controle de parasitos intestinais como as células Th2, porém, parece estar relacionado com exacerbação das condições patológicas em alergias e autoimunidade. Em agosto deste ano, o grupo do Subash Babu juntamente com o Thomas Nutman investigou a participação da população Th9 (definidas no trabalho como produtoras de IL-9 e IL-10, mas não de IL-4) na infecção por filária. Os autores mostraram que o aumento da frequência de células Th9 específicas para antígenos de filária está associado com o agravamento do quadro clínico de pacientes com filariose. Por outro lado, a frequência de células Th2 produzindo IL-9 foi maior em indivíduos com a sintomatologia menos grave. Além disto, a produção de IL-9 total foi maior em indivíduos com a doença mais grave, já que a população Th9 produz mais IL-9 que a população Th2. Achei interessante relatar este artigo porque ele demonstra uma população de células humanas, não Th2 e produtoras de IL-9 que está claramente associada ao aumento de lesão em uma infecção helmíntica. Estes resultados fortalecem a ideia de que o perfil Th9 seria um braço mais patogênico do universo que anteriormente era restrito ao perfil Th2. Os dados também despertam algumas associações entre Th17 e Th9 já que ambas são estimuladas por TGFbeta e IL-1 e ambas parecem participar do agravamento de lesões. Como a IL-9 pode favorecer a expressão de IL-17 a combinação destes dois perfis poderia formar um tipo de resposta mais patogênico, embora IL-9 e TGFbeta também favoreçam as células Treg.


Anuradha R, George PJ, Hanna LE, Chandrasekaran V, Kumaran P, Nutman TB, and Babu S 2013. IL-4-, TGF-beta-, and IL-1-Dependent Expansion of Parasite Antigen-Specific Th9 Cells Is Associated with Clinical Pathology in Human Lymphatic Filariasis. J Immunol.

Comente com o Facebook :

2 comentários:

  1. Como são marcadas em citometria as células Th9?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio, as células Th9 são células CD4+ que expressam IL-9, mas não expressam IL-4. Assim, a primeira coisa é fazer um gate nas células CD4+ e olhar as IL9+ e IL-4neg que seriam as Th9. Porém, outras células (como Th17) podem expressar IL-9. Neste caso, a estória não é tão simples, já que não existe nada claro dizendo que as células Th9 não podem produzir outras citocinas como IL-17, IL-5, IFNg entre outras. A produção de IL-10 juntamente com a IL-9 também é uma característica de th9.
      Espero que isto ajude.

      Excluir

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: