BLOG DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA
Acompanhe-nos:

Translate

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Edição Especial sobre o Projeto Genoma Humano


Em 1990, cientistas começaram a trabalhar juntos em um dos maiores projetos de pesquisa biológica já proposto. O projeto propôs o seqüenciamento dos cerca de 3 bilhões de nucleotídeos que compõem o genoma humano. O Projeto Genoma Humano durou 13 anos e foi concluído em Abril de 2003, a um custo de cerca de 3 bilhões de dólares, sendo uma grande conquista científica que mudou para sempre a compreensão da nossa própria natureza. Em muitos aspectos, o seqüenciamento do genoma humano foi um triunfo tanto para tecnologia quanto para a ciência. A partir do Projeto Genoma Humano poderosas tecnologias têm sido desenvolvidas e novos ramos da ciência surgiram, abrindo novos caminhos para o avanço da pesquisa genômica no século 21.
O seqüenciamento de genoma humano mudou profundamente a pesquisa em medicina, genética molecular e em imunogenética. O conhecimento gerado está permitindo aos pesquisadores identificar os genes e suas mutações (polimorfismos) que têm papel importante no desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema imune. Com esta revolução em curso, novos desafios e oportunidades vêm surgindo. Paralelamente aos avanços promissores na última década, o estudo do genoma humano também revelou como a biologia humana é complicada, e que ainda há muito a ser compreendido. O legado da compreensão do nosso genoma está apenas começando e para comemorar o 10º aniversário da conclusão do Projeto Genoma Humano, em abril de 2013 o periódico internacional Genes (ISSN 2073-4425) lançou uma edição especial que irá discutir as recentes descobertas científicas sobre o assunto com uma coleção de artigos escritos por autores que são mundialmente reconhecidos nesse campo de pesquisa extremamente promissor.
Participarão dessa edição líderes das principais universidades (incluindo Harvard, Stanford, Cambridge, Oxford, Yale, University of California-Berkeley, UCLA, Imperial College London, entre outras) e centros de pesquisa (incluindo National Institutes of Health, European Molecular Biology Laboratory, The Scripps Research Institute, Broad Institute, J. Craig Venter Institute, Wellcome Trust Centre for Human Genetics, Max Planck Institutes, entre outros), além de vários pesquisadores renomados que estão entre os mais citados da literatura científica.
Além disso, vários grandes projetos internacionais também participarão incluindo o “Human Microbiome Project”, “Autism Genome Project Consortium”, “Genetics Core of the Alzheimer’s Disease Neuroimaging Initiative”, “Alzheimer's Disease Genetic Consortium”, “Schizophrenia Psychiatric Genome-Wide Association Study Consortium” e provavelmente outros a confirmar.
O Editor responsável por esta edição especial é o pesquisador brasileiro Pabulo Henrique Rampelotto, do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Biotecnologia (CIP-Biotec) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Campus São Gabriel-RS), que conta com o apoio de três pesquisadores de grande renome internacional:

- Karen E. Nelson, Presidente do Instituto J. Craig Venter.

- Sir John Burn, ilustre geneticista britânico que em 2010 recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico pelos serviços prestados à medicina (atual presidente da Sociedade Britânica de Genética Médica).

- James R. Lupski (Baylor College of Medicine), ilustre geneticista em genética humana (possui mais de 40 artigos publicados na Nature Genetics).

Para maiores informações, visite o site do periódico Genes:

No início de 2014, os primeiros artigos desta edição serão publicados.

Comente com o Facebook :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©SBI Sociedade Brasileira de Imunologia. Desenvolvido por: